Diretor do Museu de Zoologia é agraciado com prêmio internacional

Mário de Pinna é o vencedor do Prêmio Gibbs de Excelência em Ictiologia Sistemática de 2020

13/08/2020 - Publicado há 4 anos
O diretor do Museu de Zoologia, Mário Cesar Cardoso de Pinna, na coleção ictiológica (peixes) – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O diretor do Museu de Zoologia (MZ), Mário de Pinna, é vencedor do Prêmio Gibbs de Excelência em Ictiologia Sistemática 2020, concedido pela Sociedade Americana de Ictiologistas e Herpetologistas.

O prêmio, considerado uma das principais condecorações da área, é um reconhecimento por suas pesquisas, principalmente na sistemática e filogenia de siluriformes e clupeiformes. “O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, assim como a maior fauna de peixes de água doce. Nada mais adequado que deter competências e recursos humanos de primeira linha para conhecer, preservar e utilizar este imenso patrimônio científico”, afirma o diretor do MZ.

Entre os vencedores de edições anteriores estão nomes como Stanley Weitzman, Richard Vari, Edward Wiley, John Lundberg, William Gosline e Gareth Nelson, que foi o orientador de doutorado de Pinna.

Placa comemorativa – Foto: Divulgação

Mário de Pinna é o segundo pesquisador do Museu de Zoologia a receber o prêmio. Em 2014, o professor Naércio Aquino Menezes foi agraciado por suas contribuições nas áreas de sistemática, biogeografia e evolução de peixes de água doce neotropicais e peixes marinhos da costa do Brasil. Os dois são os únicos pesquisadores da América Latina agraciados.

“O campo de Zoologia da USP está entre os melhores do mundo, uma qualificação que muito nos orgulha. A excelência que temos hoje em ictiologia é o resultado de décadas de investimento público, modesto, porém bem direcionado e contínuo. Isto só foi possível graças à grande dedicação por parte de pesquisadores pioneiros de ampla visão. Temos agora mais uma geração de brilhantes pesquisadores sendo formados, então espero que haja muitas outras premiações no futuro”, ressalta Pinna.

Excelência em Ictiologia Sistemática

O Prêmio Memorial Robert H. Gibbs Jr. de Excelência em Ictiologia Sistemática é concedido anualmente, desde 1989, pela Sociedade Americana de Ictiologistas e Herpetologistas (ASIH, sigla em inglês da American Society of Ichthyologists and Herpetologists). A indicação é feita por pesquisadores de todo o mundo e avaliada por um comitê da ASIH, que seleciona o vencedor.

Normalmente, a entrega do prêmio é realizada durante a conferência anual da ASIH, mas a cerimônia deste ano foi cancelada em decorrência da pandemia da covid-19 e ainda não houve uma definição sobre como e quando ela acontecerá.

Além de uma placa comemorativa, o vencedor também recebe um prêmio em dinheiro no valor de aproximadamente US$ 3 mil.

Mário Cesar Cardoso de Pinna possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Biologia Evolutiva pela Universidade da Cidade de Nova York/Museu Americano de História Natural e livre-docência pela USP. É professor titular do MZ e atua na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia (taxonomia dos grupos recentes), principalmente na sistemática e filogenia de siluriformes e clupeiformes (grupos de peixes).