Concurso premiará vídeos sobre pesquisas de alunos da pós-graduação

Os vídeos vencedores serão exibidos nas mídias sociais da USP e na grade regular da TV Cultura

21/08/2020 - Publicado há 4 anos
Imagem: Pixabay

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação, que reconhece os melhores vídeos sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP. Neste ano, o concurso é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Os vídeos devem ter a duração exata de 3 minutos e apresentar o tema e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. As melhores produções em cada uma das dez grandes áreas de conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; Multidisciplinar) receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil.

O orientador do aluno premiado em cada grande área do conhecimento receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil. Também serão concedidas duas menções honrosas por grande área de conhecimento.

Os vídeos vencedores serão apresentados em uma cerimônia ainda sem data confirmada. No evento, também será escolhido o vídeo de maior destaque entre os ganhadores das dez categorias, e seu autor receberá um prêmio adicional de R$ 5 mil.

Na edição deste ano, além da divulgação nas mídias sociais da USP, todos os vídeos vencedores, incluindo as menções honrosas, serão exibidos na grade regular da TV Cultura.

Inscrições

Os alunos de mestrado e doutorado da USP interessados em participar têm até o dia 30 de setembro para submeter seus vídeos para as Comissões Coordenadoras dos Programas (CCPs). Já as Comissões têm até o dia 9 de outubro para selecionar as produções e realizar sua inscrição na Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do trabalho; e o potencial impacto em mídias sociais e televisivas.

O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Edição especial: covid-19

Em abril, a Pró-Reitoria promoveu uma edição especial do Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP, com o objetivo de ampliar a divulgação de pesquisas de alunos de mestrado e doutorado da USP relacionadas ao combate à covid-19.

Ao todo, a competição recebeu a inscrição de 66 vídeos, que foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada pelos presidentes das Comissões de Pós-Graduação da USP, tendo como critérios a originalidade, o formato do vídeo e a relevância para o enfrentamento da covid-19.

Os dez vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 1.500, para serem utilizados em congressos nacionais quando estes forem reiniciados. Assista, na playlist a seguir, aos vídeos selecionados no Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP no combate à covid-19: