Ciência e saúde do solo é tema de novo podcast de grupo de pesquisa da USP

Nos episódios elaborados por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, serão abordados temas relevantes como agricultura regenerativa, mudanças climáticas, biodiversidade, plantas de cobertura, entre muitos outros

29/11/2023 - Publicado há 5 meses
Podcast discute vários aspectos da saúde do solo – Foto: Isabela Martins/Livro Saúde do Solo – Esalq

.
O grupo de pesquisa SOHMA (Soil Health & Management Research Group), sediado no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, acaba de lançar um podcast sobre ciência e saúde do solo. O SOHMA Cast vai discutir a cada episódio temas relevantes, como agricultura regenerativa, mudanças climáticas, biodiversidade, plantas de cobertura e muito mais. É dirigido a agricultores, pesquisadores e entusiastas da sustentabilidade. A produção está disponível na plataforma Spotify e no canal do SOHMA no Youtube.

O primeiro programa Explorando a Saúde do Solo conta com a participação do engenheiro agrônomo e professor da USP Maurício Roberto Cherubin, coordenador do grupo de pesquisa, que compartilha sua experiência e conhecimento sobre a importância da saúde do solo, desde o conceito até os desafios modernos enfrentados pela agricultura. Autoridade no campo da ciência, Cherubin possui doutorado em Ciências dos Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq, campo no qual é professor atualmente, com pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, e é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele guia a discussão através de tópicos como práticas agrícolas sustentáveis, impactos ambientais e soluções inovadoras para promover a saúde do solo.

Segundo Cherubin, durante seu doutorado, visitou o United States Department of Agriculture (USDA), onde teve a oportunidade de conviver com pesquisadores que desenvolveram os conceitos de saúde do solo. Tema ainda recente, a área possui um potencial de crescimento de estudos muito grande. Como destaca o professor, 75% do conhecimento científico foi produzido nos últimos dez anos, ou  50%, se reduzir para os últimos cinco anos. E informa que esse é um cenário mundial: “São números em escala global, e o Brasil segue essa mesma trajetória, 73% na última década e 48% nos últimos cinco anos. “O Brasil é protagonista nessa agenda. Nós somos o quarto país que mais publica dentro do assunto Saúde do Solo, e mais gera conhecimento”, estando atrás da China, Estados Unidos e Índia. Porém, ele lembra, que uma década é muito pouco tempo para consolidar conceitos, ferramentas e aplicação, ou seja, sair da academia e ir para o produtor rural. Mas é o que está acontecendo atualmente com essa área, que está em efervescência dentro dos laboratórios e, ao mesmo tempo, demanda uma aplicação prática por parte dos produtores, empresas e consultores.

No segundo episódio,
Biodiversidade: Um pilar fundamental da saúde do solo, são abordadas as mais diversas informações da biodiversidade e como ela desempenha um papel essencial na promoção da saúde do solo. Com a participação de Beatriz Vanolli, pesquisadora do grupo SOHMA, o programa explora as interações entre diferentes formas de vida e como essas relações sustentam a fertilidade do solo e promovem a resiliência dos ecossistemas. A pesquisadora traz sua experiência sobre biodiversidade, compartilhando descobertas recentes, desafios e oportunidades relacionadas à preservação da diversidade biológica. Mostra também como fortalecer a conexão entre a biodiversidade e a saúde do solo para construir um futuro mais sustentável.

Grupo de pesquisa

O SOHMA desenvolve projetos de pesquisa voltados ao monitoramento dos impactos de sistemas agrícolas e práticas de manejo na qualidade/saúde do solo, por meio de avaliações integradas de propriedades e processos químicos, físicos e biológicos do solo, e suas interações com o crescimento das plantas. Além disso, atua em projetos de escopo mais amplo, em colaboração com pesquisadores da USP e também de outras instituições nacionais e internacionais, visando a desenvolver e aplicar metodologias para quantificar os impactos de sistemas de produção agrícola na provisão de serviços ecossistêmicos associados ao solo e sustentabilidade ambiental.

Saiba mais em https://www.sohmaesalq.com

Siga o podcast na plataforma Spotify neste link

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Assessoria de Imprensa da Esalq USP