Cartilha orienta calouros a evitar dívidas, planejando moradia e serviços bancários

Publicação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP busca esclarecer as principais dúvidas dos estudantes que ingressam na vida universitária

 03/03/2021 - Publicado há 8 meses
Por
Objetivo da publicação é orientar sobre melhores escolhas em moradia e serviços bancários e evitar endividamento – Foto: Freepik

 

Pensando em uma maneira de auxiliar novos estudantes universitários sobre questões como moradia e abertura de conta bancária durante o curso de graduação na USP, integrantes do Programa de Apoio ao Endividado (PAE) desenvolveram uma Cartilha de Permanência Estudantil para orientação dos calouros. O programa foi criado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e tem o objetivo de incentivar o planejamento financeiro e evitar o endividamento dos novos alunos.

O informativo reúne informações referentes à moradia, como deveres do inquilino e do proprietário do imóvel, direitos e obrigações do condômino, contrato de locação e garantias, e aborda também assuntos de seguro fiança e fiador, caução e capitalização de aluguel. Além disso, apresenta questões sobre serviços bancários, como tarifas e taxas, bancos digitais e o básico para evitar endividamento durante a graduação. O projeto, com coordenação da professora do Departamento de Direito Privado e de Processo Civil da FDRP, Iara Ribeiro, foi elaborado na disciplina de Laboratório do Programa de Apoio aos Endividados.

Criado em 2015 e coordenado pela professora Iara, o PAE é um projeto de extensão da FDRP, com o objetivo de apoiar e acolher pessoas endividadas. Assim, em atendimentos individuais, os alunos respondem às dúvidas sobre o assunto. Participam do grupo alunos bolsistas e voluntários da graduação, que, a partir de encontros semanais, desenvolvem conteúdos informativos sobre consumo, crédito e aumento de dívidas, além de promover e agendar palestras sobre o tema. “O projeto não é composto apenas por graduandos, já que conta também com integrantes da especialização e do mestrado da FDRP”, informa a professora.

 

Seguro fiança e serviços bancários são temas abordados na cartilha de permanência estudantil – Foto: Reprodução/PAE-FDRP

 

Cartilha de orientação aos novos alunos (clique na imagem para ver a publicação) – Foto: Reprodução/PAE-FDRP

Em 2020, em função da pandemia da covid-19, o PAE criou ainda uma série de publicações no Instagram para responder a diferentes questões acerca dos efeitos do novo coronavírus nas relações entre consumidores e fornecedores, como o cancelamento de viagens, abusos de preço de mercadorias, entre outras dúvidas.

É possível acompanhar o PAE nas redes sociais Facebook e Instagram, onde o grupo compartilha conhecimentos sobre finanças e também está disponível para esclarecer dúvidas referentes ao conteúdo da cartilha. Além disso, o grupo também conta com site próprio, que pode ser acessado por aqui.

Os interessados podem entrar em contato com o projeto através do e-mail endividadosrp@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.