Bolsistas de pós-doutorado podem se inscrever na Escola Interdisciplinar Fapesp 2023 

Os projetos devem estar relacionados às Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina; prazo vai até 30 de setembro

 18/09/2023 - Publicado há 7 meses
Um dos objetivos da iniciativa é apresentar a pesquisa desenvolvida por lideranças científicas – Foto: Anzebizjan/123RF

.
Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para a Escola Interdisciplinar Fapesp 2023, Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina, que será realizada entre os dias 5 e 8 de novembro no hotel Almenat, em Embu das Artes, São Paulo. Podem concorrer pós-doutorandos que atuem no País e sejam apoiados por agências brasileiras de fomento. No total são 60 vagas e as inscrições vão até 30 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

A iniciativa, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), busca oferecer a bolsistas de pós-doutorado a oportunidade de conhecer a pesquisa desenvolvida por lideranças científicas do Brasil e do exterior em várias áreas do conhecimento, familiarizando-se com suas trajetórias acadêmicas e descobrindo como suas linhas de pesquisa foram estabelecidas. Os participantes terão a oportunidade de debater seus trabalhos, que poderão ser apresentados oralmente (pitch presentation) e em formato de pôsteres, com especialistas de suas áreas e correlatas. Além disso, poderão interagir com pesquisadores nacionais e estrangeiros, estabelecendo relações profissionais. 

A escola terá duração de quatro dias e uma agenda de conferências ministradas por palestrantes convidados, do Brasil e do exterior, com destacada atuação em suas áreas de conhecimento, que apresentarão conferências sobre os mais significativos resultados de suas pesquisas. Além disso, serão realizadas sessões de apresentação e discussão de pôsteres e sessões de conversas informais, incluindo ainda espaços para discussão de projetos de pesquisa visando ao estabelecimento de futuras colaborações. A novidade são as masterclasses com artistas-pesquisadores de reconhecimento internacional, que apresentarão seus trabalhos em artes para o público envolvido no evento.

Entre os conferencistas confirmados estão: Iscia Lopes Cendes, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp); Fabio Rubio Scarano, professor da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, uma parceria entre o Museu do Amanhã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ricardo Gazzinelli, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Robert Jeraj, professor da University of Wisconsin School of Medicine and Public Health (Estados Unidos); e Antony Watts, Professor Emérito da University of Oxford (Reino Unido). As masterclasses serão apresentadas pelo diretor e escritor Joel Zito Araújo e pela professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Graziela Bortz.

Os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio eletrônico, respeitando-se os critérios de impessoalidade e de diversidade, bem como levando em conta o local de residência do bolsista e sua vinculação com agências de fomento. A Fapesp arcará com os custos de transporte, de hospedagem em quarto duplo e de alimentação.

A escola é organizada por uma comissão designada pelo presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, coordenada por Fernando Ferreira Costa, da Unicamp, e composta por: Oswaldo Baffa Filho e Esther Imperio Hamburguer, da USP; Ciro Antonio Rosolem, da Unesp; Maria de Fátima Couto e Carlos Alfredo Joly, da Unicamp; e Claudia Toni, da Fapesp.

O evento será exclusivamente presencial e seguirá os protocolos sanitários do Estado de São Paulo. Todas as apresentações serão em inglês e não haverá tradução simultânea.

O resultado da seleção será divulgado no site do evento e não caberá recurso. Mais informações estão na página da Escola Interdisciplinar Fapep 2023

.

*Texto: Agência Fapesp 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.