USP teve 21 projetos aprovados em editais da Fapesp para a aquisição de infraestrutura científica

As chamadas se destinaram à aquisição de Equipamentos Multiusuários para Uso Científico e para Centros Depositários de Informações, Acervos Documentais e/ou Coleções Historiográficas e Biológicas

 31/08/2023 - Publicado há 8 meses

Texto: Adriana Cruz

Os selecionados receberão apoio para a aquisição de equipamentos de valor elevado - Foto: Divulgação/Agência Fapesp

A USP teve 21 projetos selecionados em dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) voltados à aquisição de equipamentos multiusuários. Os editais foram lançados em 2022, no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo.

As chamadas se destinaram à aquisição de Equipamentos Multiusuários para Uso Científico e para Centros Depositários de Informações, Acervos Documentais e/ou Coleções Historiográficas e Biológicas. No total, a Fundação destinará R$ 450 milhões distribuídos para 56 projetos.

Os selecionados receberão apoio para a aquisição de equipamentos de valor elevado, que não seriam contemplados pelas demais linhas de fomento da fundação (como Auxílio à Pesquisa Regular, Temático, Jovem Pesquisador e outros).

“O grande número de projetos aprovados atesta a qualidade abundante e abrangente na USP, indica o vigor das atividades que desenvolvemos. Esse é o primeiro edital de concorrência ampla que a Fapesp abriu para equipamentos multiusuários. Nos últimos anos, essa modalidade de concessão não esteve aberta para demanda direta. Isso foi feito apenas no âmbito de grandes projetos de pesquisa, em que a Fapesp determinava que alguns equipamentos não deveriam ser concedidos para uso exclusivo do grupo de pesquisadores do projeto e com regras para acesso amplo pela comunidade de pesquisa do Estado”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Nussenzveig.

Paulo Nussenzveig, pró-reitor de pesquisa e inovação da USP - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Estes novos editais permitiram a formulação de projetos arrojados para aquisição de equipamentos de última geração, que ampliarão a competitividade do sistema de pesquisa em São Paulo. A USP tem orgulho de assumir a responsabilidade de instalação de vários desses equipamentos, que contribuirão significativamente para avanços no nosso conhecimento e na formação de pessoal qualificado”, destaca o pró-reitor. 

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior afirma que o resultado dos editais mostra a pujança dos projetos desenvolvidos na Universidade em várias áreas do conhecimento e destaca, principalmente, os recursos recebidos da Fapesp destinados à conservação dos acervos e do patrimônio histórico.  

O reitor ressalta, ainda, que, no terceiro edital lançado pela fundação para a aquisição de equipamentos para uso tecnológico e em inovação, entidades associadas da Universidade, como os Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto, tiveram projetos contemplados que estão sob a coordenação de professores da Universidade.

Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Aquisição de materiais

Uma das chamadas teve como foco a compra de Equipamentos Multiusuários para Uso Científico e teve 14 projetos da USP selecionados, oriundos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), do Instituto de Biociências (IB), da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), do Instituto de Geociências (IG), da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Química (IQ).

Um dos projetos beneficiados foi o da professora do IB Maria Rita dos Santos e Passos Bueno, para a aquisição de um conjunto de equipamentos para abordagem multi-ômica [abordagem de análise biológica na qual os conjuntos de dados são múltiplos “oma”, como genoma e proteoma, por exemplo] em doenças hereditárias, câncer, xenotransplante e envelhecimento.


“Esta foi uma proposta submetida por vários pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências, bem como da Faculdade de Medicina. Os equipamentos que serão adquiridos têm uma grande chance de contribuir para um salto qualitativo em relação ao tipo de perguntas que poderemos responder e maior opção de experimentos para avaliarmos nossas hipóteses. Dessa forma, esperamos um ganho principalmente qualitativo nas nossas pesquisas”, explica a professora.

Maria Rita dos Santos e Passos Bueno - Foto: Arquivo pessoal

No âmbito da chamada destinada a Centros Depositários de Informações, Acervos Documentais e/ou Coleções Historiográficas e Biológicas, sete projetos da USP – ligados ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), ao Museu de Zoologia (MZ), ao IB, à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), ao Centro de Inovação da USP (InovaUSP) e ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) – foram contemplados.

No caso do MAC, o projeto prevê a aquisição de equipamentos para a instalação do Centro de Ciência do Patrimônio da USP, voltado para atividades de conservação, de restauro e de estudos de técnicas de materiais e por imageamento dos acervos da Universidade e de outras instituições. O centro deverá envolver professores e pesquisadores do próprio MAC, do MAE, do MZ e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). 

A diretora do museu, Ana Gonçalves Magalhães, explica que o projeto teve início com uma interação da professora do Instituto de Física, Márcia de Almeida Rizutto, que atua na área de Física Aplicada com radiação e aceleradores para estudo dos materiais dos objetos do patrimônio cultural e coordena o laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do IF.

Mais informações sobre os projetos podem ser acessadas no site da Fapesp.

A professora Ana Magalhães - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

*Sob supervisão de Moisés Dorado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.