Arte em apoio às vacinas: Butantan e Fiocruz ganham obra do muralista Kobra

Em seu aniversário de 120 anos, Instituto Butantan recebe presente do artista que homenageou organizações atuantes na produção de vacinas no País

 24/02/2021 - Publicado há 3 anos
Kobra e o painel doado ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra

 

Na terça-feira, 23 de fevereiro, o Instituto Butantan completou 120 anos da sua fundação. A data foi comemorada com um presente do muralista brasileiro Eduardo Kobra: um painel de um metro e oitenta por um metro e oitenta inspirado na esperança do desenvolvimento de vacinas para a imunização das pessoas na luta contra a covid-19. Outro painel foi para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que assim como o Butantan tem produzido vacinas contra o novo coronavírus.

 “Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista.

Kobra e o cilindro transformado em obra de arte – Foto: Alan Teixeira

Recentemente, Kobra transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de um metro e trinta, em uma obra de arte, exemplar único, chamada Respirar. É a primeira ação do recém-criado Instituto Kobra, que tem como base a premissa de que a arte é um instrumento de transformação. Kobra pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. Inicialmente o artista colocaria a obra em um leilão e doaria 100% do valor a instituições que estão sofrendo com a falta de oxigênio.  

Através da ONE, do Grupo VG, parceiro para quem Kobra desenvolve todas peças da série Grafite Garden (da qual faz parte o cilindro), o movimento UniãoBR tomou conhecimento da iniciativa e resolveu adquirir a obra Respirar, unindo cotas de seis famílias. A obra foi adquirida por R$ 700 mil. Os recursos obtidos com a venda da peça serão aplicados integralmente na instalação de duas usinas de oxigênio que serão entregues à Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas.

Na prática, isso significa que serão 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficará como legado para a cidade. Em um dia, a usina vai gerar 480 horas de oxigênio. Em um mês, serão 14.400 horas. “A título de comparação, um cilindro abastece um leito de UTI com oxigênio por até 10 horas. Ou seja, para fazer uma entrega equivalente à usina, seriam necessários mais de 1.400 cilindros por mês. Com 700 mil conseguiríamos comprar 350 cilindros, o que equivaleria a 3.500 horas”, conta o muralista.

 O cilindro está em exibição em São Paulo no piso térreo do Shopping Iguatemi, até 28 de fevereiro, para que o público possa ver e se engajar. É possível fazer doações através de um QR Code para que novas usinas sejam levadas à região Norte. Após a exposição, a obra será levada para o Hospital Israelita Albert Einstein, também em São Paulo.

 

Painéis doados à Fiocruz e ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra

 

USP e Butantan

Instituto Butantan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Butantan, órgão público vinculado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, é uma das entidades associadas à USP para fins didáticos e científicos. As entidades associadas, as quais preservam sua autonomia jurídica, podem colaborar no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O Instituto Butantan é a principal instituição brasileira responsável pela produção de soros terapêuticos e antígenos vacinais. É um centro de renome internacional em pesquisa científica de animais peçonhentos e possui uma das maiores coleções de serpentes do mundo. Além disso, congrega diversas equipes multidisciplinares em laboratórios de pesquisa, no Hospital Vital Brazil, em unidades de produção de vacinas e biofarmácos e nos museus e bibliotecas e atua em diversas áreas de extensão cultural.

 

Com  informações da Gontof Comunicação


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.