Alunos da USP vencem competição internacional sobre eficiência energética para edifícios

A equipe Elk Suggestions, composta por estudantes da Escola Politécnica da USP, foi a primeira colocada no hackathon europeu em Circularidade e Eficiência Energética para Edifícios

21/08/2023 - Publicado há 8 meses
Foto: Arquivo pessoal

Por Yasmin Araújo*

Uma equipe formada por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Instituto Superior Técnico, em Portugal, venceu um hackathon (maratona de programação) internacional em Circularidade e Eficiência Energética para Edifícios. Chamado Elk Suggestions, o grupo composto por Mariana Serrão, Guilherme Francisco, ambos do curso de Engenharia da Computação; Vinicius Damin, da Engenharia Mecatrônica; e Murilo Teixeira, da Engenharia Elétrica; desenvolveu uma plataforma que monitora e sugere hábitos energéticos a pequenas e médias empresas, projeto que conquistou o primeiro lugar na competição europeia.

Promovida pela companhia francesa Schneider Electric, a competição premia anualmente ideias inovadoras que têm potencial de contribuir para um futuro mais sustentável e limpo. Alinhada ao propósito da empresa, a plataforma projetada pela Elk Suggestions analisa os gastos energéticos de aparelhos em diferentes métricas, como tempo de uso e emissão de carbono, e, a partir dos dados coletados, propõe caminhos para melhorar a eficiência energética e reduzir gastos por meio de um uso mais consciente e sustentável de energia.

“Com o uso de machine learning e de um hardware criado por nós, propusemos uma plataforma automatizada e de fácil uso, que fizesse medições em alguns parâmetros, entendesse o padrão de consumo e fizesse uma série de sugestões direcionadas a um uso mais consciente de energia”, explica Serrão ao destacar que a fabricação de sugestões pelo site foi o grande diferencial do projeto, com propostas viáveis e aplicáveis na realidade.

Foto: Arquivo pessoal

.
A equipe ressalta que muitas das ideias para o desenvolvimento da plataforma foram pensadas a partir de conhecimentos adquiridos na disciplina
Energia, Meio-Ambiente e Sustentabilidade, ministrada na Poli. Eles destacam a importância de expandir esses conhecimentos para algo que possa trazer benefícios concretos. “Desenvolver uma ideia que pode ter um impacto muito positivo na sociedade, que pode mudar o mundo, nos incentiva muito a continuar desenvolvendo [projetos] e pesquisando”, diz Damin.

Considerada a ideia mais inovadora entre as propostas de equipes de toda a Europa, o grupo recebeu uma premiação de 5.000 euros, uma viagem internacional e oportunidade de estagiar na Schneider Eletric.

*Da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica da USP