Alunos da USP têm acesso a intercâmbios mais baratos em novembro

Ação da Aiesec, localizada na FEA, em São Paulo, permite que mais estudantes possam ter experiência internacional

Universitários da USP podem participar de programa de intercâmbio com foco no voluntariado – Foto: cocori81 via Pixabay / CC0

.
Fatores como a questão financeira e a língua são os que mais afastam os jovens universitários do intercâmbio. Assim, aproveitando o mês de novembro, quando ocorre a B
lack Friday, dia em que ocorrem promoções em diversos setores do mercado, a Aiesec-USP está oferecendo, até o dia 23 de novembro, intercâmbios a preços mais baratos para universitários.

A organização com sedes em diversos países é conhecida por propor um método diferente de intercâmbio, em que os alunos têm experiências profissionais ao invés de acadêmicas. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo, possui uma unidade da associação e alunos ou recém-graduados da USP podem participar dos programas de intercâmbio. “Não necessariamente significa que trabalhamos só com alunos da USP, mas é o nosso foco”, explica Matheus Dutra Martins, presidente da Aiesec-USP.

Atualmente, o programa de intercâmbio disponível é o Voluntário Global. “Basicamente as pessoas vão para um país trabalhar como voluntário em alguma ONG.” De acordo com ele, a América Latina é um destino muito comum e os alunos ficam de seis a oito semanas no local determinado.

O objetivo de todos os programas da instituição é gerar uma troca de conhecimento entre os jovens (18 a 30 anos) de todo o mundo, que serão as futuras lideranças globais. Entre as características que se desenvolvem nesse tipo de intercâmbio, Matheus Dutra cita “o autoconhecimento e a comunicação”. A empregabilidade na volta ao Brasil também é muito grande. “Queremos dar a mais pessoas a oportunidade de se internacionalizar.”

O valor depende muito do local. A ONG que recebe o intercambista define quais serviços bancará. “Muitos projetos oferecem transporte e alimentação. E na questão da moradia trabalhamos muito com o conceito de host family (quando uma família recebe o estudante).”

Segundo ele, os principais gastos são a passagem aérea e a taxa do intercâmbio. Como o controle sobre o primeiro não é possível, o desconto nesse caso recai sobre o valor da taxa. O valor médio é de R$1.650.

A seleção tem como principal quesito as preferências da Aiesec do país que recebe o intercambista. Em alguns casos, ainda ocorre uma entrevista. ” É mais para entender se está alinhado com nossos valores”, ressalva.

A fluência em outras línguas, questão fundamental para os programas acadêmicos, aqui não é tão importante. “É possível ir apenas com o inglês ou espanhol básico.” Como exemplo, Dutra conta a própria experiência. “Em 2016, fui para o Egito e tinha um inglês bem básico – sabia coisas bem simples como ‘olá’ e ‘tudo bem?’.”

A ideia para essa promoção surgiu em 2016, no escritório da instituição em Brasília. “Na época, umas 100 pessoas fecharam pacotes com eles.” A iniciativa se espalhou pelo País, estando presente em quase todas as sedes.

Para se inscrever, é preciso entrar no site da Aiesec e preencher o formulário nacional. Nele, tem um espaço para que o estudante escolha o escritório mais próximo. Basta, então, selecionar o da USP.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.