Cientistas criam teste para detectar zika; assista reportagem sobre a descoberta

O trabalho integra as ações da Rede Zika, sediada na USP

 22/03/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 27/07/2016 as 16:44

Um dos desafios que a epidemia de Zika trouxe para o sistema de saúde e de pesquisa foi a ausência de um teste acessível e capaz de identificar a infecção específica pelo vírus. No dia 14 de março, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP anunciaram o desenvolvimento do primeiro teste específico para detecção do Zika.

O teste discrimina os anticorpos gerados após infecção pelo vírus zika daqueles gerados em pessoas infectadas pelo vírus da dengue ou em pessoas que foram vacinadas contra a febre amarela. O trabalho desenvolvido integra as ações da Rede Zika, sediada na USP e que conta com apoio da Fapesp e de pesquisadores em todo o Brasil.

Assista a reportagem do Núcleo de Divulgação Científica da USP sobre a descoberta:

Com informações do Núcleo de Divulgação Científica da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.