Uso da maconha pode causar impacto negativo no desempenho acadêmico dos estudantes

João Paulo Lotufo comenta artigo contendo pesquisa sobre os efeitos da cannabis no comportamento de estudantes universitários nos Estados Unidos

10/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 14/04/2023 as 7:56

Logo da Rádio USP

Um artigo publicado numa revista científica, em fevereiro de 2023, teve como objetivo investigar a relação entre o uso de cannabis e a tomada de decisão relacionada ao esforço entre estudantes universitários. Os pesquisadores investigaram 235 estudantes universitários nos Estados Unidos. Quem usava cannabis apresentou menor motivação para realizar tarefas que requerem esforço; os estudantes que relataram um maior envolvimento no uso de cannabis tinham ainda mais dificuldade em tomar decisões que envolvessem esforço.

Os pesquisadores também encontraram uma associação entre o uso de cannabis e o desempenho acadêmico mais baixo, o que sugere que o uso de cannabis pode prejudicar a capacidade dos estudantes em lidar com tarefas que requerem esforço e, portanto, impactar negativamente em seu desempenho acadêmico. Segundo João Paulo Lotufo, esses resultados destacam a importância de abordar o uso de cannabis e suas consequências negativas para a saúde mental e acadêmica dos jovens. Aí surgem as drogas sintéticas, as chamadas K2, K4, K9 e K12, consideradas 100 vezes mais mais fortes do que a maconha.

“Vendida como “supermaconha” ou “maconha sintética”,  foi criada em laboratórios improvisados para imitar os efeitos de um baseado no cérebro, com mistura de substâncias químicas com solvente, que é borrifada em cigarros, ervas, papéis e até em outras drogas. Semana passada, uma jovem de 19 anos justificou que, com o uso da  maconha, briga menos com sua mãe. Abra os olhos, tudo começa na maconha recreacional. Mas alguns vão pagar o pato dessa história. Não vale a pena arriscar”.

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.