Trabalhos acadêmicos ampliam perspectivas de tratamento e diagnóstico de doenças oculares

Segundo o professor Eduardo Rocha, a atuação das universidades tem sido fundamental para a evolução da oftalmologia, da melhor visão e saúde ocular

19/10/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha aproveita a retomada presencial dos eventos científicos, como a da 11ª Jornada Paulista de Oftalmologia e do Simpósio Paulista de Pós-Graduação, realizados este mês em Botucatu-SP, e destaca as novidades das pesquisas apresentadas quanto às perspectivas de diagnóstico e prevenção de doenças oftalmológicas.

O evento, segundo Rocha, trouxe mais de 30 apresentações científicas de estudos realizados nos últimos anos nos principais centros de pesquisa de São Paulo, principalmente na USP, Unesp e Unicamp. Como temas, as doenças que atrapalham o desenvolvimento visual, como catarata infantil, ceratocone, doenças da retina, nervo óptico e glaucoma.

Para o professor, as maiores contribuições das pesquisas estão nos avanços dos diagnósticos e controle dessas doenças. Atrelados aos métodos já adotados (fatores de risco, relações com a idade e antecedentes clínicos, por exemplo), adianta Rocha, as novidades apresentadas pelos estudos devem atuar diretamente no futuro dos tratamentos oftalmológicos.

Esses novos trabalhos, segundo o professor, devem em breve se tornar teses, artigos científicos e novas patentes brasileiras geradas pelas universidades, com boas perspectivas para a oftalmologia, para a visão e saúde ocular.

Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.