Série sobre complexidade do IEA/USP encerra sua primeira temporada

O encerramento da série contará com a presença do professor Osvaldo Pessoa Júnior, cuja especialidade é a filosofia da ciência

07/12/2023 - Publicado há 5 meses

Esta é a última coluna do ano, então só pode ser dedicada a desejar ótima virada a todos e um ótimo início do próximo ano, 2024. Coincidentemente também será hoje (7) à tarde a última conversa da série sobre complexidade do IEA/USP. Já falamos dela aqui, mas sempre é bom repetir, porque quem está nos escutando agora não necessariamente escutou outra coluna em que eu me referi a essa série. Essa vai ser a sexta, né? Tivemos já cinco conversas sobre o tema da complexidade, visto de vários ângulos, por pesquisadores também de várias universidades e de várias áreas do conhecimento. Não vou agora repetir quais foram, mas o principal é dizer que valida, de certa forma, a hipótese de que a complexidade poderá ser a ciência do século 21, como anunciou, ou predisse, ou profetizou Stephen Hawking. Quando perguntaram para ele qual seria a ciência do século 21, ele respondeu que seria nenhuma daquelas que eles estavam pensando, mas sim a ciência da complexidade.

Hoje à tarde nós vamos fechar a primeira temporada dessa série com uma conversa que será, com certeza, muito especial, porque o Osvaldo Pessoa Júnior, que é o nosso convidado, professor do Departamento de Filosofia da USP, se dedica à filosofia da ciência, tema bem pertinente, mas, além disso, ele tem uma formação de físico e se dedicou muito à física quântica. Aliás, foi por isso que eu descobri que ele existia, porque, no momento em que eu precisava muito estudar física quântica eu descobri um livro, que era uma coletânea, na verdade, sobre o assunto, que era muito interessante, muito didático e um dos principais capítulos era dele. Eu fui atrás dele para pedir ajuda, mas, enfim, ele, além de ter todo esse capital de conhecimento por fazer a junção entre física quântica e filosofia da ciência, ainda vai falar com a vantagem de ser o sexto, né? Quer dizer, ele ouviu os cinco colegas que foram os primeiros a serem entrevistados. Então permitirá também que ele eventualmente comente quais foram os melhores momentos, vamos dizer, dessas cinco conversas anteriores. Mas, enfim, o principal é desejar mesmo a todos uma excelente virada e um ótimo começo de 2024. Até lá.

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.