“Manhã com Bach” apresenta cantata composta na corte de Weimar

Programa exibe também o Concerto de Brandenburgo Número 5 (BWV 1050)

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2019, o programa Manhã com Bach apresentou três músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): a Tocata, Adágio e Fuga em Dó Maior (BWV 564), para órgão, o Concerto de Brandenburgo Número 5 em Ré Maior (BWV 1050), para violino e orquestra, e a cantata Nur jedem das Seine, “A cada um só o que é seu” (BWV 163).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Composta em 1715 na corte de Weimar – onde Bach trabalhou como músico entre 1708 e 1717 -, a cantata tem letra de Salomon Frank, poeta oficial daquela corte, e está baseada numa famosa palavra de Jesus nos Evangelhos. Respondendo a uma pergunta sobre se é lícito pagar imposto ao imperador romano, Jesus afirma: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. É o motivo para que a cantata exorte o cristão a dar a Deus aquilo que lhe pertence: o coração humano.

Manhã com Bach vai ar ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, pela Rádio USP (93,7 MHz), inclusive pela internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

 

 

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.