Na Rádio USP, violinista Ricardo Herz fala sobre novo álbum

Músico foi entrevistado no programa “Via Sampa” sobre o disco “Nova Música Brasileira para Cordas”

 05/09/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Formado em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em 1999, o violinista Ricardo Herz acaba de lançar o álbum Nova Música Brasileira para Cordas, em que apresenta composições e arranjos de sua própria autoria, acompanhado pela Camerata Romeu, um conjunto de cordas cubano formado só por mulheres. Décimo disco da carreira do violinista, o novo trabalho está disponível nas plataformas digitais.

O violinista Ricardo Herz – Foto: MBC / Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Ricardo Herz falou sobre o novo álbum em entrevista no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 21 de agosto passado.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

Gravado ao vivo em julho de 2018 na Basílica Menor de São Francisco de Assis, em Havana, Cuba, Nova Música Brasileira para Cordas inclui dez músicas, entre elas Inocente, Chamaoque? Quase Caindo – esta com arranjos de Tiago Costa -, que foram ouvidas no programa.

O novo CD do violinista Ricardo Herz – Foto: Reprodução

“Foi um sonho. Conheci a Camerata Romeu em 2016, em São Paulo, quando ela veio fazer um show com Egberto Gismonti, e fiquei apaixonado”, disse Herz durante a entrevista. “Elas tocam com um suingue que eu nunca tinha ouvido. Eu falei: quero gravar um disco com elas.”

Com 20 integrantes, a Camerata Romeu é uma orquestra de cordas no formato clássico: tem naipes de primeiro e segundo violinos, viola, violoncelo e contrabaixo. “É um formato bem típico da música clássica, só que, neste caso, tocando música brasileira”, explicou Herz.

Depois de se formar na USP, Herz se aperfeiçoou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. Desde 2010, quando voltou ao Brasil, tem se apresentado com orquestras de vários locais do País, como a Orquestra Jazz Sinfônica, a Orquestra Sinfônica de João Pessoa (PB) e a Orquestra Municipal de Jundiaí (SP). Gravou CDs ao lado de instrumentistas como o violonista Yamandú Costa, o pianista Nelson Ayres e o multi-instrumentista Antonio Loureiro.

Mais informações sobre a carreira de Ricardo Herz estão disponíveis no site do violinista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.