Para o professor José Carlos Farah, os benefícios das atividades físicas, independentemente de quais sejam, têm reflexos na melhora das funções do nosso corpo e melhora da saúde em todos os seus aspectos (sistemas circulatório, respiratório, cardíaco, digestivo, hormonal) e essa melhora e regulação nos trazem benefícios em nosso dia a dia, como mais disposição, humor, diminuição dos níveis de estresse e da ansiedade, enfim, vivemos melhor.
Há grande variedade de modalidades para a prática da atividade física e cada uma delas beneficia os sistemas de forma diferente, com mais ênfase neste ou naquele, dependendo da modalidade escolhida, mas todas levam ao mesmo objetivo, a melhoria do bem-estar. O recomendável é fazer o que se tenha prazer em praticar. Como há grande variedade, o professor acha interessante abordar os benefícios específicos de algumas modalidades, mais comuns. Ele cita como exemplo as atividades praticadas no meio líquido, como natação, remo, canoagem, hidroginástica, deep running, as quais não têm impacto nas articulações, desenvolvem bastante o sistema cardiorrespiratório e muscular e podem ser praticadas ao ar livre ou não.
A bicicleta também não causa impacto nas articulações e desenvolve o sistema cardiovascular, sendo um ótimo exercício para os músculos das pernas. A caminhada e a corrida são atividades que causam impacto nas articulações e podem ajudar, a depender da intensidade, na prevenção da osteoporose, além de fortalecerem a musculatura das pernas. A musculação e o pilates fortalecem toda a musculatura do corpo, muito importante para manter uma boa postura. A prática de esportes de quadra ou campo, além da diversão e aspecto social, exercita toda a musculatura, além de melhorar a coordenação motora, agilidade, destreza, que são capacidades e habilidades muito importantes para o dia a dia. Dentre todas as opções citadas e muitas outras, o fundamental, segundo o professor, é o prazer da prática.
Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.