Pesquisa destaca as causas da diferença no acesso a cuidados oftalmológicos

Eduardo Rocha afirma que desigualdade econômica é o maior obstáculo

05/10/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Estudo publicado na Revista Americana de Oftalmologia, realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que investigou as causas das disparidades no acesso aos cuidados oftalmológicos no país, apontou que fatores como o transporte para um serviço de saúde, a possibilidade de faltar ao trabalho sem penalizações, a distância geográfica da residência e o serviço de saúde, com desfavorecimento para indivíduos que moram na zona rural, são algumas situações em que o paciente se vê desfavorecido em relação ao acesso à saúde. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a importância do acesso a cuidados da saúde ocular.

Rocha destaca que a pesquisa de Sharon Solomon examinou 196 artigos sobre o tema e destaca a desigualdade econômica como um grande obstáculo no acesso a cuidados oftalmológicos. “O que aparentemente poderia ser só uma desigualdade econômica, dificultando o acesso à condição de tratamento, passa a ser, observado aqui, como um problema ainda mais complexo em que diferentes elementos podem juntos se somar para levar à desigualdade.”

Ainda segundo o artigo, entre as ferramentas facilitadoras para a obtenção desses cuidados estão: a expansão de seguros de saúde; o aumento de parcerias entre escolas e centros de saúde, para que haja um monitoramento das crianças; a teleoftalmologia, isto é, um oferecimento maior de serviços oftalmológicos através da telemedicina; além de, é claro, a educação dos pacientes.

Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.