Fotomontagem com imagens PxHere – Arte: Ana Júlia Maciel/ Jornal da USP

Estudo relaciona uso de agrotóxicos a problemas de saúde entre agricultores familiares de Minas Gerais

Intoxicação pelo uso desprotegido dos produtos por este grupo foi associada a casos de dor de cabeça, dermatite, surdez e depressão. Problema envolve omissão do poder público na fiscalização, falta de orientação e constante estímulo ao uso de agrotóxicos nos locais de comércio de insumos agrícolas frequentados pelos agricultores

 04/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/10/2022 as 18:09

Texto: Por Pedro Ferreira e Ana Fukui*

Arte: Ana Júlia Maciel

Uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP investigou os efeitos do uso de agrotóxicos por agricultores familiares nos municípios de Pimenta e Capitólio, em Minas Gerais. A partir da medição de um indicador presente no sangue que aponta para intoxicação e o levantamento de queixas de saúde junto aos trabalhadores, os resultados sugerem uma relação entre a contaminação pelos agentes químicos e a apresentação de sintomas como dor de cabeça, irritação nos olhos, insônia e nervosismo.

Em sua dissertação de mestrado, a pesquisadora Nicole Blanco Bernardes, orientada pela professora Maria Helena Palucci Marziale, realizou o estudo com 140 participantes. Foram avaliados 80 trabalhadores atuantes na agricultura familiar, expostos diretamente a agrotóxicos, e 60 usuários do Programa de Saúde da Família (PSF) das duas cidades, mas que não estiveram expostos aos produtos químicos, para comparação. Os participantes também responderam a um questionário utilizado na avaliação junto aos resultados dos exames de sangue.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pimenta e Capitólio têm população estimada em 8.715 e 8.693 habitantes, respectivamente. Em entrevista ao Jornal da USP, Nicole conta que o que chamou a atenção para os municípios foi um índice expressivo de suicídios e a procura por tratamentos oncológicos dos munícipes em outras cidades mineiras. Apesar de não haver nenhuma comprovação e, mais que isso, essa relação ser muito difícil de estabelecer, a pesquisadora relata que as prefeituras já investigavam o número de casos e consideravam a possibilidade do contato direto com agrotóxicos entre os trabalhadores das lavouras ser um dos fatores para o problema. Dentre os sintomas descritos pelos entrevistados, a dor de cabeça foi o mais presente no grupo (33,8%), seguida por queixas de irritabilidade ou nervosismo (21,3%) e suor intenso (15%).

Os resultados mostraram que quase metade dos trabalhadores rurais que participaram da pesquisa (42,5%) relataram algum sintoma de intoxicação. No entanto, somente uma pequena parcela deles (6,3%) associou os sintomas a ter tido algum tipo de intoxicação por agrotóxico, indicando que há desconhecimento sobre o risco dos produtos, principalmente quando equipamentos de proteção não são corretamente utilizados.

O problema da subnotificação

Esses dados também caracterizam um dos problemas recorrentes apontados pelo Protocolo de Avaliação das Intoxicações Crônicas por Agrotóxicos publicado em 2013 pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná: a subnotificação, ou seja, quando acontecem casos de intoxicação, mas eles não são reconhecidos como tal. Um dos motivos apontados por esse documento é a falta de instrumentos clínicos adequados para o diagnóstico. Nesse sentido, a investigação conduzida por Nicole Blanco Bernardes atesta essa realidade e assinala que a avaliação de saúde periódica dos trabalhadores rurais ajuda a monitorar a exposição excessiva aos agrotóxicos.

Os participantes do estudo são agricultores familiares que trabalham com diversos tipos de lavoura, como tomate e pimenta, e estão expostos a agrotóxicos da classe organofosforados.

“É difícil fazer um diagnóstico da situação pois os órgãos fiscalizadores são um pouco precários e não temos uma notificação precisa do número de infecções. A grande maioria das intoxicações é crônica, de forma que os sintomas surgem depois de muito tempo de exposição, a não ser em casos de acidentes.”

Nicole Blanco Bernardes - Foto: Linkedin

A pesquisa ainda destaca a necessidade de mais informações a respeito do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para amenizar o impacto dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais. Segundo os dados coletados, somente uma parcela deles utilizava equipamentos como luvas (58,8%), máscara (55%) e óculos de proteção (26,3%). Além disso, apenas 7,5% lavavam as roupas utilizadas na lavoura separadas das peças de familiares, mesmo que estes não tivessem contato direto com os produtos químicos.

Barreiras: uso de EPI no calor, linguagem técnica dos rótulos e incentivo ao uso dos produtos

Apesar de sua importância, há uma série de barreiras para o uso dos equipamentos de proteção. A professora Marilise Mesquita, da Faculdade de Saúde Coletiva do Rio Grande do Sul/UFRGS e organizadora do livro Saúde coletiva, desenvolvimento e (in)sustentabilidade no rural, detalha:

“Existe uma série de fatores que afastam o uso de EPI na região Sul. Um deles é o clima. Ninguém consegue usar, durante horas, macacão, botas, óculos e luvas num calor de 40 graus Celsius. Os equipamentos de proteção não foram feitos para o clima tropical. Além disso, os agrotóxicos têm um rótulo com uma linguagem extremamente técnica, inacessível para pessoas que não terminaram o ensino fundamental, como é o caso de 70% dos trabalhadores da região. Eles não têm ideia do que estão usando e quais os perigos à saúde.”

Marilise Mesquita, da Faculdade de Saúde Coletiva do Rio Grande do Sul. Foto: GESC-UFRGS

+ Mais

O uso de agrotóxico é mesmo inevitável? É hora de debater trabalho e alimentação seguros

Levantamento mostra que água para consumo humano tem alto índice de agrotóxico

Cidades brasileiras apresentam alto índice de agrotóxico na água da torneira

Quando questionada sobre a atuação da fiscalização, Marilise aponta as mesmas condições apresentadas na dissertação de Nicole Blanco Bernardes, isto é, uma fiscalização frouxa em contraposição a um constante estímulo ao uso de agrotóxicos nos locais de comércio de insumos agrícolas frequentados pelos agricultores.

Essa constatação trazida pelas duas pesquisadoras sobre omissão do poder público na fiscalização coloca em xeque um dos pontos fundamentais das Diretrizes Nacionais Para Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos publicadas pelo Ministério da Saúde em 2017. Parte dos objetivos definidos pelo documento depende diretamente da atuação dos profissionais da saúde e da vigilância sanitária no acompanhamento sistemático dos trabalhadores como uma forma de gerar indicadores confiáveis do uso de agrotóxicos e construir políticas públicas de proteção à saúde efetivas para os trabalhadores rurais.

Como alternativa aos agrotóxicos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais tem adotado iniciativas agroecológicas para fornecer alternativas aos agricultores, como a substituição do uso de agrotóxicos por adubos naturais.

*Ana Fukui é pós-doutoranda da FMUSP e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Mais informações: e-mail nicoleblanco100@yahoo.com, com Nicole Blanco Bernardes


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.