Paulo Saldiva comenta a falta de propostas eleitorais para a saúde urbana

O colunista aponta que planos de governo não abordam a saúde urbana de maneira aprofundada e pede maior atenção para com o tema: “Enquanto isso não ocorrer, pagaremos todos nós um imposto trágico”

 26/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

A saúde urbana é um dos principais temas que dizem respeito à gestão municipal. No entanto, os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, segundo Paulo Saldiva, são sintéticos e não possuem propostas consistentes que toquem no tema.

“[Nos planos] se fala muito de aspectos específicos, como a criação de hospitais e outros equipamentos de saúde, que são necessários. Mas não existe um delineamento sobre como faremos para tornar a cidade mais funcional do ponto de vista de mobilidade ou de como iremos recompor a drenagem urbana e evitar as enchentes que transmitem doenças de veiculação hídricas”, aponta o especialista.

Outra importante questão negligenciada pelos planos é a manutenção e o aprimoramento da qualidade ambiental da região periurbana. Uma zona que, de acordo com o professor, “é explorada de forma inescrupulosa” e necessita de atenção quanto aos serviços de saúde urbana, para que a fisiologia da cidade, como um todo, ocorra de forma harmoniosa e saudável.

Apesar da análise pessimista, Saldiva ainda torce para que o tema “apareça” nos discursos dos candidatos, caso contrário, “mais uma vez, iremos votar no escuro”. O professor completa: “São Paulo tem jeito de melhorar, mas, enquanto isso não ocorrer, pagaremos todos nós um imposto trágico sob a forma de adoecimentos”.

Ouça a coluna completa no player acima.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.