Para que serve o colesterol?

O professor José Carlos Farah explica que o colesterol não só não é o grande vilão da saúde como também é importante para o funcionamento e a saúde do corpo

31/10/2023 - Publicado há 6 meses

Logo da Rádio USP

O colesterol é, infelizmente, considerado um grande vilão para a nossa saúde. Mas não é bem assim. Segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), o colesterol é um tipo de gordura que faz parte das estruturas das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos, coração, entre outras, e é essencial para o funcionamento dessas células. Mas, por falta de informação, muitas pessoas acham o colesterol uma substância maléfica; ao contrário, o colesterol é importante para o funcionamento e saúde do corpo.

O colesterol, quando circulando no sangue, é ligado a lipoproteínas e as mais famosas são a LDL, chamado de colesterol ruim, e a HDL, que é o colesterol bom. Quando há um aumento do LDL em relação ao HDL, o que é muito comum em pessoas sedentárias, há a possibilidade de doenças como AVC, arteriosclerose, ou seja, todas as doenças cardíacas. Se, ao contrário, quando há aumento de HDL sobre o LDL, que é comum em pessoas ativas fisicamente, é muito bom para o organismo, porque protege das doenças cardíacas. Outro dado importante é que, segundo a SBEM, os níveis de colesterol no sangue dependem, principalmente, da capacidade do fígado em metabolizá-lo e transformá-lo em outras substâncias e isso varia de pessoa
para pessoa, porque é genético. É comum encontrarmos pessoas magras com colesterol elevado e pessoas com sobrepeso com colesterol baixo, porque depende da capacidade do fígado em metabolizar.

Uma boa alimentação, balanceada e individualizada, é o primeiro passo para controlar os níveis de colesterol no sangue. Segundo, a prática da atividade física é muito importante. Atividade física aeróbia, como caminhada, corrida, remo, natação, entre outras, combinada com musculação, eleva os níveis de HDL colesterol bom e diminui os níveis do LDL colesterol ruim. O controle é feito por medidas de estilo de vida, mudanças de hábitos. Essas mudanças no estilo de vida vão evitar possíveis doenças cardíacas, que são as que mais trazem óbitos. Sempre é importante a visita ao endocrinologista, ao nutricionista e ao professor de educação física.

Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.