Pandemia inspira viola caipira de Pedro Vaz

Em “Ensaio Sobre a Quarentena” músico toca a experiência com o isolamento social; obra também virou diário de composição, em forma de vídeos publicados nas redes sociais

 05/11/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Foto: Layza Vasconcelos/Divulgação

O programa Revoredo desta semana apresenta os trabalhos Ensaio Sobre a Quarentena e Dê Espaço ao Tempo, do violeiro e compositor Pedro Vaz. Criado em Goiânia, o músico conheceu a viola caipira após contato com o universo da guitarra e da percussão. É graduado em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e atua como professor do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília (CEP-EMB).

Inspirado pelo isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, Vaz produziu Ensaio Sobre a Quarentena. A obra é uma espécie de diário de composição que, além de ter virado EP, um miniálbum com duração inferior a 30 minutos, foi divulgado pelo músico em forma de vídeos caseiros em redes sociais. Já o trabalho Dê Espaço ao Tempo, primeiro álbum autoral de Vaz, traz as diferentes gerações da música com viola caipira, por meio do encontro entre a cultura popular e a música erudita, além de traços dos elementos da contemporaneidade.  

No programa tem as músicas: Ensaio sobre a Quarentena nº 1; Ensaio sobre a Quarentena nº 2; Ensaio sobre a Quarentena nº 3; Ensaio sobre a Quarentena nº 4; Ensaio sobre a Quarentena nº 5; Ensaio sobre a Quarentena nº 6; Ensaio sobre a Quarentena nº 7 e Ensaio sobre a Quarentena nº 8; e de Dê Espaço ao Tempo: Vilã do Tempo; Temperança; Vida Seca Severina; Passagem; Era e Ilhota.  

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.