O grupo Rosa Armorial resgata as raízes da cultura popular brasileira

Em seu trabalho, grupo se inspira em obras consagradas pelo Movimento Armorial, além de apresentar o folclore paranaense

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Fragmentos de Guerrado, do grupo Rosa Armorial. O trabalho é inspirado em obras do violeiro e compositor de música erudita César Guerra-Peixe. 

O Rosa Armorial é um grupo paranaense formado por Carla Zago, no violino, Marcela Zanette, na flauta, Dú Gomide, na viola caipira, violão e rabeca, Bruna Buschle, contrabaixo, e Gabriela Bruel e Denis Mariano na percussão. Juntos, os músicos apresentam a sonoridade do Movimento Armorial, criado em 1970 por Ariano Suassuna. 

O movimento faz um resgate da cultura popular nacional e está presente nas mais variadas formas de manifestação da arte, como o cinema, a literatura, a música e as artes plásticas. O grupo Rosa Armorial traz em seu trabalho as obras de Antônio Madureira e Guerra-Peixe, além de apresentar a musicalidade do folclore paranaense. No programa tem as músicas: Mourão; Falso pau-de-arara; A inúbia do caboclinho; Cantiga, Ponteado nordestino; 20 de janeiro; Mãe d’água; Gonguê; Frevo e Galope.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.