Chico Gouveia registra com a viola a música popular portuguesa

Em “Moda Velha”, artista traz a sonoridade da música ancestral portuguesa; trabalho é uma tentativa de não deixar que os sons se percam ao longo do tempo

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Moda Velha, do multi-instrumentista português Chico Gouveia. Considerado um dos mais importantes divulgadores da música popular portuguesa, o artista dedicou essa obra à sonoridade da viola braguesa, instrumento de cordas de Braga, noroeste de Portugal. 

Moda Velha é uma homenagem de Gouveia aos tocadores populares do país. O trabalho é um registro dos sons ancestrais que permeiam a memória coletiva portuguesa e uma tentativa do músico de não deixar que esses se percam ao longo do tempo. No programa tem as músicas: Braguesa Augusta; Valsinha do Vira; Pastores; Viras Minhotos; Museu dos Cordofones; Reviralho; Romance; Caipirando; Morgadinha; Modinhas Portuguesas e Canção Simples.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.