Obra de Marcelo Brodsky será exposta no Museu Judaico de São Paulo

“Exílios, Escombros, Resistências” traz trabalhos do artista que foca em suas obras violações e violências sociais e políticas, mas sobretudo a resistência contra elas

 31/07/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 02/08/2023 as 11:33

Logo da Rádio USP

Abre no próximo sábado, dia 5, a exposição Exílios, Escombros, Resistências, do artista Marcelo Brodsky, no Museu Judaico de São Paulo. A exposição tem curadoria de Márcio Seligmann-Silva, um dos maiores especialistas no filósofo Walter Benjamin e autor do essencial A Virada Testemunhal e Decolonial, publicado recentemente pela Editora da Unicamp.

Artista e ativista, Marcelo Brodsky é artista que foca em seus trabalhos violações e violências sociais e políticas, mas sobretudo a resistência contra elas, amplificando as imagens e vozes daqueles que ocupam as ruas, marcham e resistem. Como artista judeu nascido em Buenos Aires, Brodsky reelaborou em seus trabalhos os traumas da ditadura e do antissemitismo na Argentina. Para além de enfrentar seu contexto local, causador de marcas em sua obra e biografia, Brodsky estabelece alianças com tempos e espaços que não necessariamente viveu, mas com os quais se identifica, como as lutas pela democracia, contra a ditadura no Brasil.

Isso faz com que sua obra, produzida ao longo de mais de 30 anos, possa ser entendida como um longo projeto ético, estético e político que tem, como pano de fundo, a defesa dos direitos humanos. E como abri esta coluna lembrando de Walter Benjamin, encerro com um trecho de Sobre o Conceito de História, traduzido pelo professor Márcio Seligmann, que poderia ser a epígrafe da exposição:

“É mais difícil honrar a memória dos sem-nome do que a dos famosos e comemorados […]. A construção histórica deve ser dedicada à memória dos sem-nome.”


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.