O que esperar dos debates envolvendo a IA este ano

Giselle Beiguelman não tem dúvidas em afirmar que o grande tema a ser destacado em 2024 será o da ética na inteligência artificial e explica por quê

 29/01/2024 - Publicado há 3 meses
Por

Logo da Rádio USP

Nesta sua primeira coluna do ano, a professora Giselle Beiguelman especula sobre quais serão os principais debates no campo da inteligência artificial em 2024. Na opinião dela, é difícil prever o que acontecerá no âmbito de uma tecnologia emergente, “mas há alguns temas que foram adiados algumas vezes e, em um ano marcado por eleições, entre as quais se destaca a eleição presidencial dos EUA, não poderemos mais evitar.
O tema central será ética na inteligência artificial.

Desde o início da pandemia, discutimos aqui na Rádio USP os deepfakes, imagens resultantes de modelos de aprendizado de máquina que agregam gestos, modulações de voz, expressões faciais, criando situações que nunca ocorreram, onde pessoas aparecem falando coisas que nunca disseram em contextos que jamais existiram, como ocorreu no famoso comercial protagonizado recentemente pela Elis Regina, que arrancou lágrimas de muitos e gerou inúmeros protestos. No âmbito de uma campanha política, isso pode ser realmente desastroso.

Não se pode deixar de lembrar aqui os inúmeros protestos e processos que vêm sendo mobilizados por artistas, reivindicando os direitos autorais de suas obras, utilizadas no desenvolvimento de plataformas de IA como o Midjourney, o Dalle e a Runway. Tudo isso em conjunto mostra que é mais que urgente um debate sobre a ética das imagens no mundo contemporâneo. Esse debate não pode ser obviamente uma tentativa de voltar ao passado e abolir a inteligência artificial, como alguns reivindicam.

Ao contrário, precisamos compreender que estamos diante de uma transformação radical nas formas de produzir e consumir imagens e que isso demanda novos arranjos no âmbito jurídico, considerando, por exemplo a autoria maquínica, mas também criando instrumentos que imponham a transparência nas formas de uso dos dados, usados nos treinamentos de IA, impedindo que se apropriem ao seu bel prazer do trabalho criativo de outros atores sociais, sem qualquer forma de retorno a esses criadores. Deixo aqui a indicação de um livro que pode ser um bom ponto de partida para esse debate: Ética na Inteligência Artificial, de autoria de Mark Coeckelbergh, lançamento da UBU Editora”.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.