O capital humano e o capital emocional

Luciano Nakabashi explica cada um desses conceitos e a importância que têm na formação do ser humano, uma vez que estão diretamente relacionados com o desenvolvimento profissional e emocional ao longo da vida

20/09/2023 - Publicado há 7 meses

Logo da Rádio USP

Quando a gente pensa no capital humano, ele é um conceito bastante estabelecido na literatura. Ele está relacionado à saúde da criança, das pessoas de uma forma geral, e do aprendizado que os adultos jovens e adultos vão tendo ao longo da vida, aprendizado em termos do que pode ser utilizado no mercado de trabalho […] o aprendizado que a gente tem ali realizando o trabalho faz parte do capital humano e treinamentos que se tenha no trabalho. O capital emocional está relacionado muito mais ao cuidado que se tem com a criança em termos da atenção que ela precisa, de ter um ambiente familiar que tenha uma certa harmonia. E que essa criança sempre tenha um adulto ali com que ela possa contar, que vai estar zelando por ela, que vai  dar a atenção necessária e o amor necessário.

Então, tudo isso cria uma resiliência na criança, uma resiliência emocional, que ela vai estar mais preparada para passar por dificuldades ao longo da vida – ela vai conseguir aprender com mais facilidade […] a gente fala, por exemplo, que no Brasil um dos grandes problemas é a qualidade educacional, mas essas crianças, se não tiverem esse cuidado ao longo da infância, podem ir para uma escola que tenha uma boa qualidade, mas elas vão ter dificuldade de aprender, porque o capital emocional é baixo.
O capital emocional é um elemento-chave para que se possa acumular capital humano. Tem vários estudos que mostram que o capital humano afeta a produtividade das pessoas, que afeta o nível de desenvolvimento de um país, e o capital emocional é importante para que se possa acumular capital humano. Você vai deixar as crianças mais preparadas para aprender na escola.

Quando a gente tem um capital emocional maior, a gente consegue se levantar mais rapidamente e consequentemente se tornar mais produtivo ao longo da nossa vida, aproveitando mais o capital humano que a gente tem[…] e quando a gente tem capital humano, o potencial fica maior, e a gente consegue aproveitar mais esse potencial que está aumentando, porque a gente é mais resiliente, a gente consegue ficar sempre mais próximo da nossa capacidade.

Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.