O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para uma cúpula virtual contra a mudança climática, entre eles, os chefes de governo da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, com quem tem uma relação de rivalidade, e também o do Brasil, Jair Bolsonaro. De acordo com a nota oficial emitida pela Casa Branca, lideranças de 17 países, que são responsáveis por 80% das emissões globais, foram convidadas para a cúpula, que será realizada nos dias 22 e 23 de abril.
O tema dessa reunião de Washington, como está sendo chamada, será o de debater medidas para reduzir os impactos provocados pelas mudanças climáticas. O presidente norte-americano entende que a mudança climática é um dos principais temas dos nossos tempos, por isso quer a prioridade de medidas, como a construção de carros elétricos, energia limpa e a resiliência na infraestrutura. No caso do Brasil, desde o final da ditadura militar, o País assumiu o protagonismo na área ambiental, com foco na ciência, na soberania e na preservação ao meio ambiente.
Segundo o professor Alberto do Amaral, “com a maior diversidade do globo, o Brasil precisa apresentar medidas concretas para reverter sua atual política ambiental, que traz prejuízos econômicos imensos ao País”. Além disso, essa política é nefasta aos interesses nacionais e é prejudicial à humanidade, porque atinge um dos pilares da existência no século 21, que são as condições favoráveis de sobrevivência no planeta.
Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.