Nova Indústria Brasil causa discordância entre economistas e especialistas em inovação tecnológica

O único consenso está no fato de todos serem pessimistas em seus prognósticos, arremata Gilson Schwartz

 12/02/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 15/02/2024 as 8:45
Por

Logo da Rádio USP

O Governo Federal anunciou uma política de longo prazo denominada Nova Indústria Brasil. Tanto quem é de esquerda quanto de direita diz que, no Brasil, política industrial não funciona. Os economistas mais liberais dizem que a expressão política industrial é uma contradição, já os mais de esquerda se mostram indignados com a atribuição ao Estado brasileiro de algumas missões desenvolvimentistas.

“Professor da Unicamp enfatiza que há mais de três décadas há uma distopia, um pesadelo histórico assombrando políticos e empresários brasileiros”, destaca Gilson Schwartz.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.