Lições sobre sustentabilidade em meio à pandemia

Dentre tantas perdas em todo o mundo, a covid-19 coloca em dúvida os padrões socioeconômicos em relação à biosfera

Para o professor José Eli da Veiga, a pandemia vem servindo para que se evite manter “debaixo do tapete” uma das maiores dúvidas deste século: “Os atuais padrões socioeconômicos poderão continuar a coexistir com a biosfera?”. Na opinião do colunista, parece muito provável que as grandes instâncias de governança global, como o G20 e a Assembleia Geral da ONU, continuarão a agir sem dar a devida importância a essa dúvida.

Como relata o colunista, os confrontos diplomáticos entre China e EUA, na Organização Mundial do Comércio (OMC) e na Organização Mundial da Saúde (OMC), têm sido muito mais importantes para eles do que a transição energética. “Mas podemos observar nas sociedades civis de todo o mundo pressões para que a sustentabilidade deixe de ser apenas um acessório”, analisa o professor. “O importante é que estamos na dependência de uma grande mudança tecnológica que poderá ajudar que as instituições cumpram seu dever.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.