Retomada econômica será lenta e dolorosa

Para Rubens Barbosa, a recuperação interna será lenta e o custo econômico e financeiro será grande

Rubens Barbosa comenta hoje (26) os desafios internos e externos que estamos vivendo neste período de pandemia. Para o professor, enquanto o governo federal acredita em um retorno promissor, o cenário internacional não mostra isso. “Tanto a OCDE como a OMC apresentam um quadro de recessão profunda e duradoura e uma queda substancial do comércio exterior”, e pontua que a “recuperação parece que vai ser mais difícil e mais longa do que se espera”.

O período de recuperação será de uma maior informalidade na economia e pobreza. Vamos nos aproximar de mais de 20 milhões de desempregados. Barbosa observa que a recuperação interna será lenta, com grande custo econômico e financeiro, que o governo terá que temperar com medidas de austeridade fiscal para que o deficit seja a médio e a longo prazo controlado e abatido.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.