Departamento de Patologia da USP realiza autópsias menos invasivas

Atendimento aos pacientes do SUS é característica importante do departamento, conta Mirian Nacagami Sotto

jorusp

Dando sequência ao especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar apresenta o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Para isso, o jornal conversou com a chefe do departamento, professora doutora Mirian Nacagami Sotto.

A patologia tem uma posição de interface entre as ciências médicas, especificamente entre a cadeira básica e a cadeira clínica. O Departamento de Patologia é, portanto, fundamental na formação médica e na pesquisa transacional. Além disso, o departamento conta com ações didáticas inovadoras, como a criação de uma biblioteca virtual de lâminas histológicas, que é utilizada para o estudo de processos patológicos.

“Os docentes do Departamento de Patologia compõem vários grupos de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Patologia Clínica e, até mesmo, na Telemedicina e Informática Médica”, conta Mirian. A chefe do departamento destaca as atividades de pesquisa envolvendo a Patologia de Autópsia como uma proposta de autópsia minimamente invasiva guiada por exame de ultrassom, por exemplo.

O atendimento à comunidade é outra característica importante do departamento. Mirian lembra que, durante o surto de febre amarela, a unidade realizou cerca de 80 autópsias de casos suspeitos, a fim de confirmar ou afastar o diagnóstico da doença. Para além, o Departamento de Patologia atua em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) e com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), atendendo os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.