Dificuldade para engolir indica maior risco de incapacidade e morte após AVC

Estudo com mais de 800 pessoas no pós-AVC encontrou maior incapacidade funcional e morte entre os que apresentaram disfagia, reforçando a importância de avaliação fonoaudiológica precoce nesses pacientes

 30/08/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre os resultados de um estudo que mostrou a relação entre a disfagia (dificuldade para engolir) com incapacitação e morte de pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa foi conduzida por equipe da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que avaliou pacientes que tiveram AVC e foram atendidos no Hospital das Clínicas (HCRP).

Conta o professor Pontes Neto que até 50% dos pacientes com AVC desenvolvem disfagia. E, no estudo da FMRP, de 831 pacientes avaliados, 45% apresentaram o problema, que foi mais comum em casos com histórico de apneia do sono prévia, obesidade, idade avançada e quadro de AVC mais grave.

Após três meses do AVC, a disfagia foi associada ao desenvolvimento de incapacidade funcional, dependência e morte. Segundo o professor, os dados reforçam a importância da avaliação fonoaudiológica precoce de pacientes com AVC, para que recebam alimentação por vias alternativas e modificações na dieta, diminuindo os riscos.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.