Contra a epidemia da ignorância só existe a vacina da informação

É o que diz o professor Paulo Saldiva ao comentar a queda na taxa de vacinação como a principal causa do ressurgimento dos casos de sarampo

 18/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

O sarampo, que há muito estava sob controle no Brasil, voltou a ser fonte de preocupação das autoridades sanitárias, e esse é o tema da coluna de hoje (18) do professor Paulo Saldiva, que observa que o Estado de São Paulo confirmou 25 casos da doença. A culpa não é outra se não da queda na taxa de vacinação, situação tanto mais grave quando se sabe que o sarampo é uma moléstia que pode afetar, de forma muito severa, vários órgãos do corpo humano, podendo mesmo levar à morte. “Como a gente não vê mais sarampo, as pessoas se sentem protegidas e talvez não queiram tomar a vacina”, diz o colunista. Também é verdade que houve um desaparelhamento progressivo, no País, do Sistema Nacional de Imunizações, não tivesse sido ele bastante carregado, nos últimos anos, pela epidemia da covid-19.

Saldiva atribui a culpa por essa resistência à vacina ao ambiente antivacinal que se criou ao redor do mundo. “Sempre houve uma certa resistência das medidas de proteção à saúde pública num diálogo com a preservação das liberdades individuais”, argumenta ele. No entanto, a situação se agravou com a publicação de um artigo, em 1999, na revista Lancet, segundo o qual a vacina tríplice – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – estava associada a um maior risco de provocar autismo. Apesar de estudos posteriores terem demonstrado que isso não acontecia, com a própria Lancet, em 2010, fazendo a retratação do artigo, “o estrago já estava feito”.  De acordo com Saldiva, é como se fosse uma outra epidemia, “a epidemia da ignorância”, contra a qual só existe uma vacina, a da informação.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.