Jornalistas não cumprem seu papel como mediadores de debates eleitorais

Para colunista, os dois debates da atual corrida presidencial nos EUA relegaram os jornalistas à função de meros “controladores do tempo das respostas”

 12/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 14/10/2020 as 17:29

Logo da Rádio USP

Regras rígidas impostas por partidos e candidatos impedem que os jornalistas que atuam como mediadores nos debates eleitorais – tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil – cumpram seu papel de trazer ao público informações verdadeiras e respostas diretas às perguntas feitas. É o que afirma o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana.

Ele cita como exemplo os dois debates eleitorais recém realizados entre os candidatos à presidente e à vice-presidente nos Estados Unidos. Ele destaca que Chris Wallace, mediador do debate entre Trump e Biden, não conseguiu atuar principalmente por conta do comportamento pouco civilizado do atual presidente Trump. Susan Page, mediadora do debate entre Kamala Harris e Mike Pence, fez ótimas perguntas, na avaliação de Lins da Silva, mas não cumpriu seu dever de interromper os candidatos e deixar claro que as perguntas não foram respondidas.

Para o colunista, o resultado é que “o jornalista faz a pergunta e vigia o tempo para não ultrapassar. Mas não consegue fazer o sequenciamento das questões, exigir que elas sejam respondidas e estabelecer a verdade quando mentiras são ditas”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.