ChatGPT ainda não está presente no dia a dia da prática oftalmológica

Eduardo Rocha não acredita que, no futuro, oftalmologistas e pesquisadores da saúde visual sejam substituídos por inteligência artificial e versões avançadas de  aplicativos como o ChatGPT

 21/06/2023 - Publicado há 10 meses

Logo da Rádio USP

Os robôs de inteligência artificial do ChatGPT estão presentes no dia a dia da prática oftalmológica? “Ainda muito pouco e mais como curiosidade”, responde Eduardo Rocha. “Recentemente,  nós, editores dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia,  produzimos um editorial, onde o ChatGPT entregou um texto a respeito do que entendia como sendo o trabalho de editores de uma revista científica e, em seguida, nós, editores, refletimos sobre o futuro dele na produção e revisão de artigos.” Em testes usados para concessão do título de oftalmologista no Brasil, apresentados ao ChatGPT, a porcentagem de acerto foi de 42%, insuficiente para um médico ser aprovado.

Rocha também não acredita que, no futuro, oftalmologistas e pesquisadores da saúde visual sejam substituídos por inteligência artificial e versões avançadas de  aplicativos como o ChatGPT. “O conhecimento avança, as ferramentas de linguagem e IA podem acelerar as decisões e otimizar o trabalho médico, com rascunhos de laudo e receitas por comando de voz, ajudar com as barreiras de linguagem que nós enfrentamos na troca de conhecimentos com o exterior […], mas, no dia a dia, na tomada de decisão conjunta com o paciente, o contato pessoal e, às vezes, mais do que a impressão de um ou dois médicos, a gente observa que ainda é uma exigência, uma necessidade”, afirma o colunista.

Já na cirurgia, as singularidades de cada pessoa impedem que haja um robô atuando de forma única ou padronizada, o mesmo acontecendo na pesquisa, produção e divulgação científica, em que há informação nova e mudança de linguagem tão rápida que dificultaria o trabalho de um robô. “E vale lembrar que hoje os aplicativos de checagem de similaridade, de linguagem, já são capazes de reconhecer se e quanto de um texto científico foi produzido por inteligência artificial. Assim, a impressão neste momento é que as pessoas vão saber e muitas vezes escolher o que querem especificamente de um aplicativo gerador de conteúdo de linguagem e quanto vão continuar exigindo do seu direito à saúde e da responsabilidade compartilhada com o médico, inclusive na saúde visual.”


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.