Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa trata do Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen), instituição voltada à produção e difusão de informações e estratégias sobre temas específicos, que começará a funcionar na quinta-feira (8). “O centro vai preencher um vazio na sociedade civil das discussões sobre a importância de defender o lugar do Brasil no mundo. Ao longo do tempo, espera-se que o Cedesen ajude a mudar a falta dessa cultura na sociedade brasileira”, afirma o colunista.
“Nosso país tem em seu destino o papel relevante no contexto das relações internacionais, portanto, a defesa e a segurança nacional não são escolhas, são destino”, explica Barbosa. O centro vai buscar trabalhar em conjunto com outras instituições e núcleos de defesa, acadêmicos e empresariais, além de conectar-se com organizações internacionais nessa área. O Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), por exemplo, tem apoiado o Cedesen.
O centro, neste semestre, apresentará três seminários de forma virtual. O primeiro deles, no próximo dia 8, conta com a participação dos ministros Nelson Jobim, Raul Jungmann e Sergio Etchegoyen. “Os expositores serão especialistas do mais alto nível de atuação e conhecimento e serão compartilhados pelo YouTube”, aponta o colunista.
Essas iniciativas, dentre outras, mostram o interesse pelos temas de defesa e segurança. O colunista finaliza, explicando que o centro procurará atuar conjuntamente com instituições que já existem no meio universitário e empresarial e, gradualmente, somar esforços para se criar uma cultura de defesa.
Ouça a íntegra da coluna no player.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.