Cedesen: união de esforços para criar uma cultura de defesa

O Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen) preenche “um vazio na sociedade civil das discussões sobre a importância da defesa do lugar do Brasil no mundo”, segundo o embaixador Rubens Barbosa

 06/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa trata do Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen), instituição voltada à produção e difusão de informações e estratégias sobre temas específicos, que começará a funcionar na quinta-feira (8). “O centro vai preencher um vazio na sociedade civil das discussões sobre a importância de defender o lugar do Brasil no mundo. Ao longo do tempo, espera-se que o Cedesen ajude a mudar a falta dessa cultura na sociedade brasileira”, afirma o colunista. 

“Nosso país tem em seu destino o papel relevante no contexto das relações internacionais, portanto, a defesa e a segurança nacional não são escolhas, são destino”, explica Barbosa. O centro vai buscar trabalhar em conjunto com outras instituições e núcleos de defesa, acadêmicos e empresariais, além de conectar-se com organizações internacionais nessa área. O Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), por exemplo, tem apoiado o Cedesen.

O centro, neste semestre, apresentará três seminários de forma virtual. O primeiro deles, no próximo dia 8, conta com a participação dos ministros Nelson Jobim, Raul Jungmann e Sergio Etchegoyen. “Os expositores serão especialistas do mais alto nível de atuação e conhecimento e serão compartilhados pelo YouTube”, aponta o colunista. 

Essas iniciativas, dentre outras, mostram o interesse pelos temas de defesa e segurança. O colunista finaliza, explicando que o centro procurará atuar conjuntamente com instituições que já existem no meio universitário e empresarial e, gradualmente, somar esforços para se criar uma cultura de defesa. 

Ouça a íntegra da coluna no player.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.