Aeroportos brasileiros são reconhecidos por ações de sustentabilidade

Segundo Jorge Eduardo Leal Medeiros, existe planejamento para tornar a aviação neutra em carbono até o ano de 2050

 07/12/2023 - Publicado há 5 meses
A concessão dos principais aeroportos brasileiros foi favorável para que houvesse uma maior eficiência em suas operações – Foto: Infraero
Logo da Rádio USP

Em Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe, aeroportos brasileiros foram reconhecidos por suas ações de sustentabilidade, entre eles o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Além disso, um ranking da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou os Aeroportos de Porto Velho e Boa Vista. 

O professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, da disciplina de Transportes Aéreos e Aeroportos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo, aborda a preocupação com o avanço da sustentabilidade na área aeroportuária.

Sustentabilidade

Segundo o especialista, existe o planejamento para tornar a aviação neutra em carbono até o ano de 2050, ela que atualmente é responsável por cerca de 2% da emissão global. Isso será feito a partir de produção de aviões elétricos e “carros voadores” (eVTOL), que também irão substituir os helicópteros em distâncias curtas na mesma cidade.

Ao parar no chão, de acordo com o docente, o avião deve se manter ligado e isso é feito por meio de um gerador de energia — uma turbina a jato pequena, conectada ao rabo da aeronave — chamado de APU (Unidade Auxiliar de Potência), que possui um custo elevado e consome combustível. “Então está se pensando, nos aeroportos maiores que possuam ponte de embarque, em usar a energia elétrica do aeroporto diretamente para o avião, sem precisar desses geradores”, completa.

Jorge Eduardo Leal Medeiros – Foto: Arquivo Pessoal

Para além das aeronaves, os automóveis de transporte de carga e dos próprios aviões são os outros meios de contaminação por carbono e, nesse sentido, a energia elétrica deve mitigar esse problema. Medeiros destaca também que a captação de água e de luz solar são possibilidades para diminuir a emissão do poluente.

No entanto, essa eletrificação irá demorar para surtir o efeito necessário e, com isso, está se consolidando o avião movido a célula de hidrogênio. O professor destaca o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que tem o objetivo de substituir o querosene de aviação, feito com base em origem vegetal ou gordura animal e, apesar de custar até quatro vezes mais que o querosene, deve se tornar o principal combustível no futuro.

“O Brasil tem um potencial imenso pela área que possui, pela agricultura e pode se tornar o maior fornecedor de SAF no mundo. Eu espero que o governo fique atento a isso, é um investimento que vale para o futuro em termos de despoluição e de exportação”, afirma Medeiros. 

Incentivos privados e estatais

Conforme o especialista, a concessão dos principais aeroportos brasileiros foi favorável para que houvesse uma maior eficiência em suas operações — a Infraero é responsável pela gestão apenas do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Para ele, há uma tendência para que se capte conhecimentos e tecnologias do exterior, diante do padrão elaborado pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). 

O Brasil, inclusive, foi o país mais votado na última eleição de membros para o Conselho da Oaci, o que demonstra a importância da participação da nação brasileira nesses debates. Ele cita o programa Aeroportos Sustentáveis, elaborado pelo governo federal em 2019, que visa a incentivar a sustentabilidade nos aeródromos.

Medeiros discorre sobre a necessidade de aproximação da área acadêmica, em especial da engenharia, com a aplicação prática das empresas: “Isso é muito importante, nós vemos isso bem desenvolvido em outros países, com aviação avançada, e nós temos que fazer isso aqui. Infelizmente, eu acho que existem entraves burocráticos, mas nós esperamos que isso vai ser diminuído ao longo do tempo”.

A empresa Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, já foi responsável pela venda considerável de carros voadores, mesmo sendo ainda uma tecnologia em desenvolvimento, que utiliza baterias de íon-lítio. “Nunca vimos, em termos de desenvolvimento de tecnologia, uma coisa que tenha sido tão vendida com antecipação em relação à operação real.” Nesse cenário, ele ressalta que o descarte dessas baterias é um problema para a sociedade, que ainda não desenvolveu uma maneira efetiva de controle. 

Por fim, o professor afirma que o Brasil, pioneiro na produção de etanol, tem todas as condições para continuar utilizando combustíveis fluidos — ou seja, deve-se focar, a curto prazo, nos automóveis híbridos e, dessa forma, reduzir o impacto de carbono na atmosfera.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.