A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa

Alberto do Amaral considera de muita importância a visita que o presidente da República fez, principalmente ao conclamar os países desenvolvidos a participarem do combate à mudança climática

 27/06/2023 - Publicado há 10 meses

Logo da Rádio USP
Lula visitou a Itália, o Vaticano e a França e participou ativamente da Cúpula sobre o Financiamento ao Combate à Mudança Climática. No Vaticano, o presidente reiterou nossos compromissos de liberdade religiosa e de respeito aos esforços que o papa Francisco  tem desenvolvido em favor da paz, diz Alberto do Amaral, que elogiou também a visita de Lula à França. “Na cúpula sobre o Financiamento ao Combate à Mudança Climática o presidente Lula, em primeiro lugar, criticou as organizações multilaterais, principalmente a Organização das Nações Unidas e o Conselho de Segurança, que têm demonstrado incapacidade indiscutível em lidar com as grandes crises internacionais, como a crise da Ucrânia. Mas o importante pronunciamento do presidente Lula deu-se também em relação à questão da necessidade de os países desenvolvidos participarem ativamente do financiamento ao combate à mudança climática.”
O colunista lembra que o Brasil contém a maior diversidade biológica do mundo, mas que necessita, bem como os demais países em desenvolvimento, da ajuda dos países desenvolvidos para combater os efeitos da mudança climática. “O Brasil e os países desenvolvidos não podem sozinhos se responsabilizar por uma tarefa tão expressiva e tão importante, não há recurso suficiente para isso, o compromisso com o desmatamento zero brasileiro para 2030 é um compromisso reafirmado pelo nosso presidente, mas nós precisamos de recursos para atender a esse compromisso, como, por exemplo, a necessidade de preservar os vários e importantes biomas existentes no Brasil”, afirma Amaral. “O bioma da Mata Atlântica é um deles e recentemente a Câmara dos Deputados aprovou normas e flexibilização do uso para a agricultura e para outras atividades na Mata Atlântica. Isto é  altamente problemático e nós precisamos, evidentemente, de financiamento robusto para atender às necessidades que outros biomas propõem […] o compromisso de combater a mudança climática não é apenas dos países em desenvolvimento, mas é, sobretudo, do mundo como um todo, dados os efeitos globais da mudança climática, que é global, que é irreversível, que é de longo prazo e que é um fenômeno imprevisível, dadas as consequências nefastas que produz para todo o planeta.

Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.