A estudante Lovelyse Lete fez a dupla titulação no curso de Engenharia de Alimentos - Foto: Divulgação/FZEA

Curso de Engenharia de Alimentos na USP oferece dois diplomas em convênio com a França

Parceria da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga, com universidade francesa completa dez anos em 2023 e oferece intercâmbio e dupla diplomação; confira depoimentos de quem já se formou

 19/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 22/06/2023 as 11:18

Luiz Prado

Em 2023, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP celebra os dez anos de seu convênio de duplo diploma para a graduação em Engenharia de Alimentos. Parceria entre a USP e a Oniris – École Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire e de l’Alimentation, localizada na cidade francesa de Nantes, o convênio foi o primeiro da FZEA, terceira unidade da USP a oferecer a dupla diplomação.

Nestes dez anos, 16 estudantes brasileiros já obtiveram o duplo diploma e dez alunos estrangeiros foram acolhidos pela FZEA. Os estudantes enviados para a França passam dois anos no país, cursando três semestres de disciplinas, durante os quais recebem apoio financeiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O último semestre é destinado a um estágio remunerado. No total, os estudantes precisam de 11 semestres para obter os diplomas, um semestre a mais do que os 10 exigidos para o diploma único da FZEA.

De acordo com Carmen Trindade, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) da FZEA e primeira coordenadora do programa de duplo diploma (atualmente quem está no posto é a professora Vivian Lara), dois estudantes que obtiveram o duplo diploma permaneceram na França, sendo contratados por empresas locais, enquanto os demais retornaram ao Brasil.

Ainda segundo Carmen, a parceria com a universidade francesa faz sentido tendo em vista que o desenho do curso de Engenharia de Alimentos da FZEA se inspirou justamente no modelo francês. A professora destaca a tradição do país na garantia da alimentação segura e o desenvolvimento de suas indústrias de vinho, queijos e outros produtos lácteos como importantes elementos para a formação do estudante.

Atualmente, o curso de Engenharia de Alimentos da FZEA possui mais outros dois convênios de dupla titulação, também com universidades francesas, a AgroParisTech e o Institut Agro Montpellier.

A seguir, o depoimento de alguns graduados que passaram pela experiência:

A formação em ambos os países me permitiu adquirir sólidos conhecimentos sobre as propriedades dos alimentos e de como através das tecnologias um engenheiro pode melhorar os processos, para cada vez mais disponibilizar alimentos de maior qualidade e adaptados à evolução do consumo nas sociedades. Além disso, estudar em ambos os países me proporcionou um grande crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Aprendi um novo idioma, a conviver com uma outra cultura e a entender os desafios do amanhã em função da necessidade de cada país.”

Mickael Boillon

Foto: Divulgação/FZEA

O intercâmbio de duplo diploma entre a FZEA e a Oniris foi uma experiência muito marcante durante minha trajetória acadêmica e também bastante decisória para minha vida e carreira profissional. Tive o privilégio de conhecer diferentes culturas e vários novos pontos de vista através do convívio com estudantes e profissionais de diversos países. Além disso, essa experiência trouxe amizades maravilhosas e também a descoberta da minha missão dentro da Engenharia de Alimentos.”

Cristiane Margoto

Foram dois anos intensos e de muito crescimento, lidar com nossos colegas franceses nem sempre foi uma tarefa fácil, mas nos ajudou a crescer. Muitos bônus para sempre celebrados: construí duas amizades que espero ser para a vida toda, melhorei meu francês, hoje trabalho para o Canadá, muitos países no passaporte e até mesmo oportunidade de levar meus pais…

O programa de duplo diploma oferecido pela Capes/Brafagri foi com toda a certeza uma das grandes oportunidades da minha vida e reconhecimento pelo esforço e dedicação durante meus anos cursando Engenharia de Alimentos. Foi um período onde pude conhecer novas culturas, dominar uma língua a qual tenho oportunidade de trabalhar hoje, me entender como cidadã global, vivenciar dificuldades e vitórias que moldaram meu crescimento e quem eu sou hoje. A sensação é de gratidão pelos momentos que vivi, pelas amizades que fiz e por tantas portas que continuam sendo abertas após essa experiência.”

Mariana Athayde

Foto: Divulgação/FZEA

Fazer um duplo diploma permite descobrir um novo país e conhecer outra cultura enquanto completa sua educação. Tanto profissionalmente quanto pessoalmente, é uma oportunidade para enriquecer sua carreira e ampliar suas perspectivas. Na Oniris, temos diversas aulas práticas que nos ajudam a entender bem os processos agroalimentares e, além disso, temos a oportunidade de fazer dois estágios ao longo da formação, em renomadas empresas. Isso nos permite aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula e também enriquece nosso currículo.”

Leticia Maia

O programa de duplo diploma foi uma das experiências mais incríveis que tive. Foram dois anos não apenas de imersão em diferentes culturas e línguas, mas uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento profissional e pessoal. Além de abrir portas para oportunidades profissionais incríveis, o intercâmbio me permitiu conhecer o mundo através de novas perspectivas, aprender uma nova língua e fazer amizades que se perpetuam até hoje. Sou muito grata pela oportunidade e torço para que muitos outros alunos também possam viver essa experiência transformadora.”

Niara Monteiro

Foto: Divulgação/FZEA

Essa experiência foi a mais incrível da minha vida. Eu cheguei a um lugar que eu não conhecia, onde eu era sozinha e eu não falava a língua. Cheguei numa casa com dez outras meninas que não falavam nada mais que o português, mas hoje eu sou orgulhosa de falar que essas meninas se tornaram minha família. Além de me ensinar a língua, elas me ajudaram a me encaixar na vida brasileira. Mas não foram as únicas. Meus colegas também me ajudaram muito. Sempre se preocuparam de mim, saber se eu estou bem, se eu entendia a classe, se eu precisava de ajuda com qualquer coisa. Enfim, os professores também me ajudaram muito. Eles eram muito disponíveis para mim. Sabia que poderia ver eles para qualquer coisa. Essa experiencia foi maravilhosa. 

Eu aprendi uma nova cultura bem diferente da cultura francesa. Eu cresci muito ao lado das pessoas que me acompanharam durante esses dois anos. Também aprendi uma maneira bem diferente de trabalhar e, hoje, tenho um ponto de vista diferente dos meus colegas. Tudo que eu aprendi no Brasil me ajuda na minha vida de hoje. Eu não seria a mesma pessoa sem essa experiência e não queria mudar nada do que eu vivi. Às vezes foi complicado estar longe da família, dos amigos, de tudo que eu sempre conheci, mas tudo que eu vivi valia muito a pena. Antes dessa experiência, eu não tinha nada a ver com o Brasil, mas agora eu me sinto brasileira e eu sou orgulhosa disso.”

Lovelyse Lete

Foto: Divulgação/FZEA

Para saber mais sobre a dupla titulação no curso de Engenharia de Alimentos da FZEA clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.