A importância do Dia do Professor e a valorização desse profissional

A qualidade dos professores depende da motivação com melhores salários e melhor qualificação para a valorização necessária da sociedade

18/10/2023 - Publicado há 6 meses

Logo da Rádio USP

O Dia do Professor é muito importante e tem que ser valorizado, porque o professor acaba sendo muito importante na formação das crianças de qualquer país. Aqueles países que têm sucesso econômico conseguem formar bem suas crianças, conseguem ter bons sistemas de ensino nos diferentes níveis, no fundamental, no médio e no superior, e o professor acaba tendo um papel crucial nos diferentes sistemas de cada país. É claro que não é só o professor, mas ele é uma peça-chave. Os professores devem ser valorizados, porque uma boa parte do futuro da nossa nação depende muito da qualidade dos professores, de sua motivação e até da valorização da sociedade.

Para melhorar a qualificação dos professores, o primeiro aspecto é a questão salarial. Isso já está bem documentado na literatura, não só em termos de atração de professores, de pessoas mais interessadas, mais qualificadas para exercer a profissão, mas isso serve nas mais diferentes profissões. O salário acaba sendo uma variável-chave para atração de talentos, então o salário deve ser condizente com essa responsabilidade. É uma peça fundamental para atrair pessoas na hora que os jovens tiverem escolhendo a sua profissão, o que vão fazer no ensino superior. O próprio salário é uma valorização do professor.

Outro ponto é a própria formação do professor. Hoje tem crescido muito a questão do EAD, o ensino a distância, sobretudo em pedagogia e em áreas em que as pessoas vão entrar e se formar como professores. Quando a gente pensa numa formação superior, a sala de aula acaba tendo um papel muito importante, a interação é maior, é mais fácil ter concentração. A interação direta com o professor e com os outros alunos acaba enriquecendo o ambiente e fazendo com que os alunos aprendam mais. E cria uma rotina que é bem mais rígida e que os alunos têm que seguir. Isso ajuda no processo de aprendizado. Acho boa a ideia de EAD para cursos menores, cursos mais curtos, MBA, cursos de curta duração. Agora, na graduação inteira é mais difícil manter a mesma qualidade do presencial. Claro que tem uma diferença de custo, mas como a profissão é muito importante, eu acho que tem que se dar mais ênfase no ensino presencial para esse tipo de profissional.

É preciso estímulo não só em termos de salário, mas em termos de ambiente de trabalho. A diretoria tem que ser escolhida de acordo com as qualificações e não por indicação política. Tem que ter um processo de cobrança em termos de aprendizado dos alunos, mas também de reconhecimento e de remuneração ou algum outro tipo de benefício para aquelas escolas e aqueles professores que conseguem agregar mais o aluno […] eu acho que sem isso é difícil a gente pensar num futuro em que a gente vai aproveitar a potencialidade das nossas crianças.

Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.