A importância das ciências humanas e das humanidades

Questões cruciais, que hoje estão na agenda democrática, como a inclusão social dos historicamente perseguidos e discriminados, dependem de pesquisas nas ciências humanas

 Publicado: 27/03/2024
Por

Logo da Rádio USP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou nesta terça-feira (26) uma conferência livre sobre o papel das ciências humanas e das humanidades na ciência, tecnologia e inovação. O Brasil está fazendo uma série de discussões, nos mais variados estados, sobre temas envolvendo esses três pilares do desenvolvimento humano. No entanto, Renato Janine faz uma observação que considera importante: “Quando a gente fala em ciência, a gente tem tendência a pensar mais nas ciências exatas e biológicas, aquelas que, por exemplo, aprimoram a saúde humana, tendo conseguido, em um século, dobrar a expectativa de vida – nossos bisavós e tataravós dificilmente passavam dos 40 anos; hoje, cada vez mais gente passa dos 70 e mesmo dos 80 – e também das ciências exatas, que têm um papel importantíssimo na geração de formas novas de energia, não poluentes, não fósseis, mas se esquece com frequência o papel das ciências humanas e das humanidades”.

De acordo com o colunista, questões cruciais, que hoje estão na agenda democrática, como a inclusão social dos historicamente perseguidos e discriminados, dependem de pesquisas nas ciências humanas “e isso não pode se confundir com manifestos, documentos, projetos de lei que aumentem vagas para eles; são importantes, mas, quando nós falamos da pesquisa científica, ela vai verificar quais desses instrumentos são mais bem sucedidos e quais não são”.

Janine conta que, entre os temas abordados nos encontros da SBPC, está o da utopia realizável com base científica, cuja base concreta pode ser rastreada, por exemplo, na expansão da expectativa de vida, “uma realização de um sonho de todas as épocas e que permite que as pessoas sobrevivam à aposentadoria. Primeira vez na história do mundo que multidões podem terminar a sua fase produtiva e ainda viver 10, 20, 30 anos, desfrutando de algo que o Domenico De Masi, grande sociólogo italiano, chamou de ócio criativo”, diz Janine. “Se nós descarbonizarmos a economia, se nós combatermos a poluição, se reduzirmos o consumismo, se melhorarmos a educação e a saúde, se aumentarmos ainda mais a expectativa de vida, tudo isso faz um círculo virtuoso que é verdadeiramente uma boa utopia. Isso é possível, isso deverá muito às ciências humanas e às humanidades”.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.