A importância da vitamina B6 para a saúde mental

Encontrada em suplementos, a vitamina B6 está também em cereais fortificados, grão de bico, aves, folhas verdes escuras, banana, laranja e melão

 Publicado: 15/09/2022
Por
A banana é uma das frutas nas quais a vitamina B6 pode ser encontrada – Foto: Pixabay CC
Paula V. Sozza Silva – Foto: LinkedIn

Você sabe para que serve a vitamina B6? Cresce o número de estudos que sugerem que a ausência desse composto no organismo pode impactar a saúde mental.

O complexo B é uma das vitaminas mais importantes para o corpo,  entre elas, a B12, utilizada para combater a anemia e saúde dos ossos e a B9, indicada para grávidas por causa do ácido fólico, entre outras.

A nutricionista Paula Sozza Silva Gulá, doutora no Programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia e do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que o ser humano não consegue sintetizar as vitaminas do complexo B, por isso é importante a complementação alimentar com a ingestão adequada.

Reações químicas

A vitamina B6 está envolvida em uma série de reações químicas importantes para o sistema nervoso central, sendo essencial para o funcionamento do nosso organismo e atuando através da corrente sanguínea. Participa ativamente não só da parte cerebral, mas também tem sua importância no metabolismo e na função hormonal.

“A vitamina B6 está disponível amplamente em alimentos  como salmão, atum, cereais fortificados, grão de bico, aves, folhas verdes escuras, banana, laranja e melão. Mas também em alimentos como carnes, ovos, castanhas, nozes, entre outros grupos alimentares”, orienta Paula.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.