Faculdade de Medicina realiza atividades sobre cuidados à saúde mental e o Setembro Amarelo

Na programação, que começa dia 10/9, cinema, palestra e live especialmente para universitários, estudantes do ensino médio, jovens e adolescentes e comunidade geral

09/09/2022 - Publicado há 2 anos

O Centro de Apoio Educacional e Psicológico (Caep) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove atividades gratuitas no mês do Setembro Amarelo, direcionado a discussões sobre saúde mental e sobre as campanhas de prevenção do suicídio.

A programação conta com a exibição do filme Por lugares incríveis no dia 10 de setembro, das 9 às 12 horas, no Espaço de Cultura e Extensão Universitária (ECEU) da FMRP, na Avenida Nove de Julho, 980, em Ribeirão Preto. O evento integra o Projeto Juventude no Cinema e é voltado para jovens e adolescentes estudantes do Ensino Médio ou do Ensino Superior de instituições públicas e as inscrições devem ser feitas neste link.

O longa conta a história da protagonista Violet Markey que sofre com o luto pela morte da irmã mais velha após um acidente. Ela encontra o colega de escola Theodore Fitch durante um momento de pensamentos suicidas, mas desiste do ato com ajuda do jovem e juntos tentam redescobrir os momentos bons da vida.

No dia 14 de setembro, das 12h30 às 14 horas, o CAEP promove a palestra Cuidar de janeiro a janeiro, passando pelo Setembro Amarelo: a saúde mental de estudantes universitários e a prevenção do suicídio. Podem participar graduandos, pós-graduandos, docentes e funcionários da USP, não há necessidade de inscrição e será no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, no campus da USP em Ribeirão Preto.

A palestrante é Kelly Graziani Giacchero Vedana que é professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS) e responsável pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

A programação conta ainda com a live Ações institucionais de valorização da vida e prevenção do suicídio em contextos universitários, no dia 23 de setembro, das 13 às 14 horas. A ação é promovida pelo CAEP em parceria com o Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da FMRP.

A palestra virtual será ministrada por Neury José Botega, que é médico psiquiatra, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps). Os interessados podem acompanhar a transmissão neste link.

Mais informações: (16) 3315-3195 e 3315-3352 ou pelo e-mail caep@fmrp.usp.br

Sobre o Caep

Com mais de 30 anos de atuação, o Caep promove atividades de prevenção, promoção e assistência à saúde mental dos estudantes de graduação da FMRP. Entre os programas oferecidos estão: aconselhamento psicológico, mentoring, longitudinal, educação na saúde, projetos de pesquisa e oficinas.