A economia verde e o livro de William Nordhaus

José Eli da Veiga comenta o livro “O Espírito do Verde” e argumenta que o autor se coloca como guru de um movimento que diz ser preciso escrever com letra maiúscula

 23/11/2023 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

 Hoje vamos voltar ao tema da penúltima coluna, de um mês atrás, no dia 26 de outubro, economia verde, e por duas razões: primeiro, porque há um vídeo cujo título é Por Que a Sustentabilidade é Turquesa?, que foi gravado há 11 anos, teve mais de 17 mil visualizações, o que não é pouco. Justamente, foi retomado esses dias, eu não sei muito bem por quê. Então, eu queria chamar a atenção para esse fato de que, a rigor, a palavra economia ou a expressão a economia verde dá a sensação de se dar as costas para 70% da biosfera, porque os oceanos, a pior coisa que poderia acontecer para os nossos oceanos azuis é que eles esverdeassem. Esse já foi um argumento colocado na coluna anterior citada. Mas há mais uma razão para que o assunto volte aqui. É que o principal economista da questão do aquecimento global, William Nordhaus, recebeu o prêmio, foi o único, praticamente, a receber um prêmio de Economia por ter feito pesquisa sobre esse assunto. Isso aconteceu em 2018. E agora, em 2021, ele lançou um livro com o título O Espírito do Verde (eu estou fazendo uma tradução livre).

É um título estranho, e mais ainda, quando se lê o livro, se percebe que ele está se colocando como guru de um movimento que ele diz que precisa ser escrito com letra maiúscula. Quando ele escreve verde, e está se referindo ao movimento, ele sempre usa a letra maiúscula. Então, muitos dos que o conheciam bem, conheciam bem a sua pesquisa e acompanharam tudo que ele fez antes, principalmente um livro que ele lançou em 2013, que se chamava (traduzindo outra vez) O Cassino do Clima; se acostumaram a conhecer um Nordhaus que nada tinha desse teor, e talvez tenha sido por isso que o livro nem chamou a atenção. Foi lançado em 2021 e não teve grande repercussão. Parece até que teve uma recepção gélida, pelo menos na imprensa dos Estados Unidos. Estranho não é, um Prêmio Nobel, em 2018, sobre um assunto que está absolutamente em pauta – ainda mais agora, que nós estamos às vésperas da COP28 -, ficou sem que houvesse sequer qualquer tipo de comentário. Como esse foi, justamente, o objeto da minha coluna no Valor, que vai sair amanhã de manhã, eu convido os interessados a consultá-la.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.