A ameaça de conflito na Ucrânia se torna cada dia mais real

Alberto do Amaral justifica seu ponto de vista ao argumentar que a diplomacia recuou nas últimas duas semanas

 22/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Não há uma certeza, mas tudo leva a crer que a Ucrânia deve ser invadida a qualquer momento pela Rússia, porém não se sabe a dimensão desse ataque, se pelo leste daquele país ou se pela capital.

Essa conclusão é simples porque há indícios claros que a diplomacia recuou nas últimas duas semanas, com isso o conflito armado é mais evidente. A questão da segurança da Rússia se mescla com um projeto geopolítico, muito claro, de se firmar como uma grande potência.

O grande risco, no caso de haver conflito, é o da Rússia sofrer várias sanções mundiais, o que pode deflagrar uma “escalada” de conflitos possível de atingir dimensões nunca antes vistas, principalmente com os países da Otan.

ama


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.