ViaCast #11: Materiais do Futuro – Grafeno | Bruno Ipaves

Fita adesiva e um pedaço de grafite! Esses foram os ingredientes necessários para construir o material perfeito… ou quase isso! No ViaCast de hoje recebemos Bruno Ipaves para conversarmos sobre Grafeno!

16/04/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast #11: Materiais do Futuro - Grafeno | Bruno Ipaves
/

Feito pela primeira vez em 2004, transparente e flexível, milhares de vezes menor que um fio de cabelo, como uma folha 2D feita de átomos de carbono… esse é o grafeno! Imagine carregar seu celular em segundos, ou então usar equipamentos esportivos muito mais leves e resistentes. Cobiçado por muitos, o “material do futuro” recebe inúmeros investimentos para torná-lo comum em nossas vidas.

Para falar sobre ele, o ViaCast conversa com o divulgador científico e doutorando em física Bruno Ipaves. Neste programa, saiba como é feito o grafeno e quais são suas propriedades, por que ele é mais forte que o aço, quais as diferenças atômicas dele para o grafite e o diamante, a relação do grafeno com a mecânica quântica e muito mais. Bônus: conversamos sobre se seria possível confeccionar um uniforme como o do herói Pantera Negra.

Ouça agora e embarque em um papo sobre o material do futuro!

Sobre o convidado

Bruno Ipaves é bacharel e mestre em Física pelo Instituto de Física (IF) da USP. Durante sua graduação, Ipaves foi contemplado com um intercâmbio para a Universidade de Leicester (Reino Unido). Atualmente, também pelo IF e em período sanduíche na Universidade de Uppsala (Suécia), é doutorando em Física.

Possui experiência em simulação computacional de nanoestruturas do tipo grafeno para aplicação em baterias de íons de lítio. Além disso, Bruno também contribui na organização do evento “Pergunte a um(a) Cientista” do Via Saber, voltado à divulgação, com o objetivo de aproximar a comunidade científica do restante da sociedade.

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em eventos, rolês e conteúdo científico.

Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio

Direção: Felipe Alonso

Produção: Breno Natale

Apresentação: Felipe Alonso (host), Henrique Damasceno (host), Caio Dallaqua (not a host) e Breno Natale (not a host).

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Redação: Breno Natale