USP Especiais #1 – Drag queens na música brasileira

“USP Especiais” traz programa dedicado à presença de drag queens na música brasileira. As artistas mais conhecidas e o processo de abertura para essa vertente da cultura são apresentados pelos alunos da ECA-USP

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=302633

USP Especiais #1 – Drag queens na música brasileira
USP Especiais

1X

A expressão drag queen, mais do que situar uma pessoa, diz respeito a uma arte performática que brinca com as barreiras entre gêneros. Presente em várias expressões como dança e apresentações em clubes e boates, é na música que os alunos de Jornalismo e Audiovisual da ECA-USP vão buscar sua história.

Como parte da cultura underground, as drag queens conseguiram chegar a públicos mais amplos com o crescimentos da internet. Hoje, estão presentes na TV, fazem grandes shows e participam de parcerias com artistas consagrados.

Neste programa, além de trazer o contexto dessa vertente da cultura, serão apresentadas também algumas de suas músicas mais emblemáticas, com artistas como Pablo Vittar, Gloria Groove e Aretuza Lovi.

A produção foi de alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP, sob orientação do professor Eduardo Vicente.

Ficha Técnica:

Produção e realização: Gabrielle Yumi, Laís Valina, Laura Saleri, Daniel Torres

Orientação: Eduardo Vicente

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.