USP Especiais #40: Clube da Esquina – mineiridade e romantismo

Programa apresenta análise da obra do grupo mineiro a partir das histórias e símbolos de Minas Gerais

 09/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:52
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #40: Clube da Esquina - mineiridade e romantismo
/

O programa traz conversa com a musicista e socióloga Sheyla Castro Diniz, autora do livro De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina. A convidada fala sobre a origem e a trajetória da turma que ficou conhecida como Clube da Esquina. Valendo-se de símbolos tradicionais mineiros, o grupo teve seu auge nas décadas de 1960 e 1970 e retratou, em suas composições, o momento que os músicos viviam na época.

No decorrer da conversa, Sheyla Castro Diniz evidencia dois aspectos principais sobre a produção musical do Clube da Esquina: o primeiro é o modo como um certo conjunto de representações sobre Minas Gerais está presente nas músicas, o que se pode chamar de “mineiridade”. E o segundo é o aspecto do romantismo, traduzido na busca de valores do passado para criticar a situação do presente.

O episódio é todo costurado por músicas marcantes de Milton Nascimento, Fernando Brant, Lô Borges, Marcio Borges, Toninho Horta, entre outros. No cenário tenso da ditadura militar, as composições são localizadas em seu respectivo momento de criação, algumas reafirmando o memorialismo, outras mostrando o passado como fonte de sofrimento e umas com teor revolucionário, explicitando, assim, o propósito destas canções como voz contra a opressão.

 

_____________________________________________________________________________

Créditos do programa

Produção, roteiro e apresentação: Gustavo Xavier

Locução: Marcia Avanza

Interpretação: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.