USP Especiais #32: A origem divina da criação artística

Programa traz entrevista que aborda hipóteses sobre a origem divina das artes

 23/09/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:50
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #32: A origem divina da criação artística
/

Baseado no artigo acadêmico escrito pelo jornalista Roberto Castro, Ninguém faz samba só porque prefere: a origem divina das artes, de Píndaro a João Nogueira, programa traz entrevista com o autor que fala sobre possíveis explicações acerca do potencial criativo humano.

No decorrer da entrevista, Roberto Castro nos leva à Grécia Antiga, trazendo a Inovação das Musas e o Hino a Zeus, de Píndaro (poeta do século V antes de Cristo); faz um interessante paralelo da relação com o divino na tradição judaico-cristã e chega em João Nogueira – compositor, cantor e autor de sambas memoráveis do século 20 – evidenciando, em sua obra e na de outros grandes artistas contemporâneos, a intensa presença da tradição grega no que se refere à origem divina da inspiração artística.

Um dos destaques do programa é a detalhada e interessante análise das músicas O Poder da Criação, Súplica e Minha Missão, de João Nogueira, na qual o entrevistado mostra, verso a verso, a presença da tradição grega na criação das músicas.

Com uma trilha sonora surpreendente, programa traz também Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Belchior, Raul Seixas, Louis Armstrong, entre outras surpresas.

Aproveite!

_____________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro: Raquel Novaes e Eduardo de Oliveira

Locução e montagem: Eduardo de Oliveira

Apresentação: Raquel Novaes

Revisão: Gustavo Xavier

Poemas interpretados: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.