USP Especiais #10 – “Radamés Gnattali – Valsas e Retratos”

Programa traz músicas do compositor gaúcho interpretadas por Izaías & Seus Chorões e Quintal Brasileiro

 22/04/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #10 – "Radamés Gnattali - Valsas e Retratos"
/

Apesar de sua formação erudita, Radamés Gnattali envolveu-se desde cedo com a música popular, desenvolvendo neste ambiente uma significativa carreira como instrumentista, compositor e arranjador. Sua atuação durante 30 anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro é considerada um marco na história da música popular brasileira, por enriquecer os arranjos populares, marcados pela espontaneidade, articulando-os com as estruturas formais da música de concerto.

Em 2012, Radamés Gnattali foi homenageado pelo grupo de choro paulista Izaías & Seus Chorões que, ao lado do quinteto de cordas Quintal Brasileiro, gravou o CD Radamés Gnattali – Valsas e Retratos. O repertório inclui uma de suas mais inspiradas composições, a Suíte Retratos, lançada em 1964 e formada por quatro movimentos que homenageiam grandes mestres do choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

Este programa é um deleite musical que traz o lirismo e a elegância da escrita de Radamés Gnattali. Com a interpretação de grandes músicos em uma primorosa produção musical, este episódio nos oferece um retrato da música brasileira de uma época valiosa, prestigiando e perpetuando a arte de um dos seus mais destacados representantes.

 

Créditos do programa:

Apresentação: Cido Tavares

Pesquisa, roteiro e locução adicional: Amanda Ferraresi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.